terça-feira, 11 de junho de 2019

Reginald Kenneth Dwight, ou melhor, ELTON JOHN e o seu filme biográfico (drama)

ELTON JOHN (Reginaldo Kenneth Dwight) nasceu em Londres, a 27de março de 1947. 

Aos três anos de idade começou a tocar piano.

A sua vida familiar foi demasiado atribulada. O pequeno Reggie não recebia nenhuma carinho por parte do pai e a mãe era uma mulher inconstante. Era a sua avó quem o amava verdadeiramente e o apoiava em tudo, incentivando-o constantemente e acompanhando-o em tudo o que ele necessitava. Não o deixava desistir dos "sonhos" que ele lhe confidenciava ter! 

Foi-lhe atribuída uma bolsa escolar e foi a sua avó que o incitou a ir estudar e a não desistir da bolsa, pois o jovem sentia-se muito receoso. Acompanhava-o às aulas e foi assim que Reggie conseguiu concretizar os seus objetivos.

Formou-se em música em 1962. Começou a cantar num PUB de um Hotel e era conhecido por Reggie.

Em 1968 adotou o nome artístico de Elton John. Começou a compor com o letrista Bernie Taupin (que ainda hoje o acompanha) e em 1968 é lançado o single "I've been living you":




Em 1972 surgiu o seu 1º êxito: "Rocket Man". 




Fez uma tour americana e compõs "Crocodile Rock".




Em 1975, deu-se uma "queda" na sua carreira, devido a uma overdose de cocaína e a bulimia nervosa (desde as composições "Daniel" e "Don't let the sun go down on me"). Entretanto, a sua família aproximara-se dele, por interesse, e a determinada altura, ele acabou por se afastar definitivamente deles.






Em 1976, assumiu-se bissexual; e em 1984, romanticamente, casou-se no Dia dos Namorados com Renate Blauel, uma Engenheira de Som. 

Entretanto, a sua família aproximara-se dele, por interesse, e a determinada altura, ele acabou por se afastar definitivamente deles.

Em 1985, compõs "Nikita": mais um grande êxito seu:




Envolveu-se em causas nobres, tais como a luta contra a fome, no LIVE AID, a luta contra a SIDA...

Em 1988, casado há 4 anos com Renate, pediu o divórcio e assumiu-se "gay". 

Em 1990, lança uma compilação das suas músicas "The very best of Elton John"




Em 1993, o Cupido atingiu-o fortemente: apaixonou-se pelo cineasta canadiano David Furnish que viria a tornar-se seu marido apenas em 2014.

Em 1995, compôs "Can you feel the love tonight" para o filme "Rei Leão", que recebeu um Óscar!




Em 1997, no funeral da Princesa Diana, durante as celebrações fúnebres cantou uma lindíssima canção dedicada à sua Lady Di e por ele composta, claro: "Candle in the Wind". É uma canção muito emotiva e de uma solenidade grandiosa:



Em 2010, ele e o seu companheiro são pais pela primeira vez, através de uma barriga de aluguer, sendo um deles, não se sabe qual, o pai.

O segundo filho, em 2013,  é também de ambos e foi gerado da mesma forma! Em 2014 ambos decidem casar-se um com o outro, mantendo-se unidos ainda hoje!

Gostei muito deste filme! Nele está espelhado o drama que foi uma grande parte da sua vida até conseguir reencontrar-se, após vida de álcool, drogas, comprimidos...  

"Rocketman" é o filme sobre a vida de Elton John, é uma biografia e foi produzido pelo próprio, tendo exigido apenas que o protagonista escolhido soubesse cantar bem. O ator Taron Egerton foi o escolhido e, pode dizer-se está de parabéns!

Uma linda canção para terminar:



Sem comentários: