in mulherportuguesa.com |
Este verão passámos uns dias no Algarve e tendo-nos vindo à memória um lugar onde outrora, também em férias, comíamos sempre bom peixe grelhado, quisemos relembrar não só o espaço (ao qual entre nós chamávamos A Lota do Peixe) como também o sabor da verdadeira sardinha algarvia.
Foi portanto aí, que a família toda concordou parar, para almoçar.
Depois do empregado se dirigir a nós e ter anotado o que queríamos comer, iniciámos a degustação das "entradas" e foi nessa altura que reparei numa pequena história contada numa tira de papel poisada em cima da mesa, em cada lugar, e que dizia assim:
"Casa Bica - Restaurante
Era uma vez uma sardinha. Linda, esbelta prateada como os raios de luar numa noite quente de verão. Era a mais nova de uma numerosa família. No cardume onde nasceu assistia todos os anos à partida das suas primas mais velhas e o ciúme que sentia era indisfarçável. Imaginava-as a nadar alegremente nas águas límpidas dos mares do sul da Europa junto às praias de areia dourada onde o sol quente convida a banhos e grandes patuscadas. Ela tinha ouvido falar de um sítio chamado Algarve onde no verão se juntam imensas pessoas para passar férias e apreciar as especialidades gastronómicas locais.
Antecipando já a sua viagem e fantasiando incríveis aventuras nesses mares, a nossa sardinha perguntou à avó, sardinha antiga e viajada, conhecedora dos quatro cantos do mundo: "Avó, diz-me lá, tu que tudo sabes e que tudo conheces, qual a praia mais bela, luminosa e de extensos e finos areais que já viste?"
O olhar da avó sardinha iluminou-se revivendo momentos de felicidade da sua juventude, olhou fixamente a netinha e retorquiu: "Pois, minha querida neta, não há lugar mais belo em todo o sul europeu do que aquela a que chamam "PRAIA DA ROCHA."
De repente, no seu olhar refletiu-se o medo e avisou: "Mas atenção, se alguma vez por lá passares tem cuidado pois existe um restaurante - famoso em todo o mundo - onde as sardinhas jovens, lindas e suculentas como tu, são comidas avidamente por vorazes bocas de humanos, vindos de todos os continentes.
Nunca te esqueças - chama-se CASA BICA e é o paraíso dos bons apreciadores da tua espécie. Bom Apetite!"
É sempre uma boa ideia ter uma história diferente para contar!
E também é bom haver sempre quem a possa ler!
E também é bom haver sempre quem a possa ler!
(algarveprimeiro.com) Praia da Rocha |
(agoda.com) |
Sem comentários:
Enviar um comentário