"Um dos sentimentos que mais consideramos portugueses é a saudade, embora todas as línguas tenham a sua forma de expressar este sentimento tão humano. O galego, aliás, também conhece a palavra saudade, exatamente na mesma acepção. A sua etimologia é clara: provém do latim solitas, "solidão, acção de estar sozinho", e na sua origem temos o adjetivo solus, só, que também está presente em solidão (pelo latim solitudo).
Novidade do português talvez seja associarmos a melancolia de sentirmos a falta de alguém ou de alguma coisa ao facto de estarmos sós. Realmente, é bem possível estar só no meio da multidão, assim como podemos ter saudades até do futuro. Nem sei bem como as outras línguas podem traduzir a nossa expressão "matar saudades"... Deve ser um autêntico quebra-cabeças.
Afim à saudade é a nostalgia, que tem, no meu entender, uma etimologia ainda mais bonita... É uma palavra de origem culta, que foi criada no final do século XVII por Johannes Hofer, um médico que defendeu em Basileia uma tese em que apresentava um novo estado clínico de sofrimento - o sentimento doloroso daqueles que estão privados da pátria.Tal como Thomas More e a sua "utopia" Hofer cunhou a palavra diretamente a partir do grego nostos, "regresso a casa" e algos "dor". A nostalgia é assim a dor que se sente pelo regresso -entendido literal ou metaforicamente. Nostálgico é aquele que sofre por voltar, e é tanto maior a dor, quanto aquilo a que queremos regressar já não existe: pensemos na infância, por exemplo.
Quer saudade, quer nostalgia têm a ver com um estado de espírito mais melancólico. Melancolia é uma palavra com uma etimologia surpreendente; vem (através do latim) do grego melancholia, que à letra queria dizer "de bílis(cholê) negra (melas)". Os médicos antigos julgavam que um excesso de bílis negra no paciente podia provocar acessos incontrolados de raiva e agressividade (entendimento que deu origem a cholerikos, colérico), mas também de apatia e tristeza profundas."
(in Palavras que falam por nós, À descoberta das raízes da nossa língua e das histórias que as palavras contam, Clube do Autor, 2014", de Pedro Braga Falcão)
in: https://www.frasesparaface.com.br/frases-sentimentos |
Sem comentários:
Enviar um comentário