terça-feira, 4 de agosto de 2020

Um Poema de Catulo (Caio Valério Catulo)

imagem in escritas.org

Ó Pardal, delícia da minha amada,
com o qual costuma brincar, que costuma ter no seio
e ao qual costuma dar a ponta do dedo a bicar,
provocando assim as suas agudas picadas, 
quando a essa linda mulher, que é o objeto dos meus desejos,
apetece brincar a um jogo que lhe é querido
e que é ao mesmo tempo um subtil alívio para a sua paixão, 
julgo eu, para que se acalme o forte ardor:
pudesse eu, assim como ela, brincar contigo
e aliviar também os meus tristes pensamentos.
Esta sua brincadeira é-me tão agradável como dizem
que foi para a jovem ágil a maçã de oiro, 
que lhe fez desligar o cinto (1) há muito ligado.


(1) alusão aos cintos que as donzelas gregas e romanas usavam
e que o marido desligava no primeiro dia do casamento.
in Poesias, Caio Valério Catulo, 
Texto Latino e versão portuguesa por Ema Barcelos, 
Tomo I, Porto Editora

Sem comentários: