Com a devida vénia, tomo a liberdade de transcrever um "ponto de vista" muito interessante sobre este vírus que assolou o mundo...
Qual foi o berço do vírus que mudou o mundo? A mais conhecida teoria da conspiração sobre a origem do SARS-CoV-2 pode simplesmente não ser apenas uma teoria da conspiração. O presidente americano Joe Biden deu ordens aos serviços secretos para investigar, em 90 dias, a origem do coronavírus que está a deixar o mundo de pernas para o ar. E desde logo se especulou se haverá novas provas que tornem a tese de que o vírus terá tido origem num laboratório em Wuhan parece cada vez mais plausível. Isto depois de o Wall Street Journal ter noticiado que os serviços secretos americanos tinham a informação de que três trabalhadores do Instituto de Virologia de Wuhan tinham adoecido em novembro de 2019 com sintomas semelhantes aos da Covid-19.
Aqui chegados, há muito mais perguntas do que respostas. Teriam os três trabalhadores tido uma gripe mais violenta, uma vez que os sintomas da Covid-19 se confundem? Será que era mesmo Covid-19 e isso mostra simplesmente que o vírus já estava disseminado entre a população de Wuhan em novembro? Ou temos aqui a prova de que o coronavírus “saltou”, de facto, de um frasco de laboratório para o corpo humano?
O facto de ainda não se ter identificado o animal que serviu de intermediário na transmissão do SARS-CoV-2 parece vir dar força à teoria do laboratório, mas a verdade é que a história nos mostra que identificar esse animal não é um processo simples (pelo menos não o foi em outros surtos no passado). E foi com esse objetivo preciso que a Organização Mundial de Saúde esteve recentemente em Wuhan a investigar a origem do coronavírus.
A China, no entanto, não facilitou a vida à OMS, como reconheceu o seu líder, Tedros Adhanum Ghebreyesus. A equipa da OMS não teve acesso a toda a informação que pretendia, tendo sido fortemente controlada pelo governo chinês. A China, aliás, está indignada com as ordens de Biden, que vieram dar gás à teoria do laboratório. Tanto que o Facebook já anunciou que vai levantar as restrições às publicações que apontam a existência de mão humana na origem do SARS-CoV-2.
Seja como for, quais são as consequências de eventualmente vir a provar-se que a tese do laboratório esteja correta? Os acidentes acontecem e o mundo tem de viver com isso. Por outro lado, saber a verdade é essencial para nos prepararmos para futuras epidemias. Que vão acontecer, isso ninguém duvida.
(in Visão do Dia , Ponto de Vista, por Alexandra Correia, Editora a 28 de maio de 2021)
| imagem in visão.sapo.pt |
|
Sem comentários:
Enviar um comentário