Ter falta de chá caracteriza as pessoas pouco elegantes, pouco requintado ou, de um modo geral, grosseiras.D. Catarina de Bragança
in pt.wikipedia.org
Desde cedo que o chá foi associado a classes mais altas, por isso supostamente mais requintadas. O povo desconhecia essa bebida que tinha vindo do Oriente no bojo dos navios das potências coloniais, nomeadamente dos portugueses. Na verdade, a popularização do consumo de chá é historicamente recente, e ainda hoje esta bebida tem ressonâncias a tias, avizinhas, rendas velhas e bolos secos.
...(...)...
Diga-se já agora que se os ingleses se consideram a si mesmo como um povo apreciador de chá aos portugueses o devem, pois foi a nossa infanta D. Catarina de Bragança quem muito contribuiu para o seu consumo naquele país quando desposou Carlos II em 1662 (também introduziu compota de laranja, mas isso não vem ao caso). Diga-se ainda que a mais antiga fábrica de chá europeia está em Portugal. Foi fundada em 1883 e situa-se nos Açores, em São Miguel. É a Fábrica de Chá Gorreana.
Chá é connosco e os ingleses que se enxerguem...
(in Dicionário de Insultos, de Sérgio Luís de Carvalho, Planeta Manuscrito, 2014)
Sem comentários:
Enviar um comentário