quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Helena Sá e Costa, uma pianista portuguesa de renome

Helena Sá e Costa - YouTube
Helena Sá e Costa ao piano
imagem obtida em: youTube.com



Madalena Sá e Costa — Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
Helena Sá e Costa ao piano e sua irmã, Madalena Sá e Costa,
imagem obtida in: https://www.esmae.ipp.p


Estando matriculada na Faculdade de Letras do Porto, no Programa de Estudos Universitários para Séniores (P.E.U.S.), este semestre resolvi escolher a disciplina  de "Arte, Música e Espaço Sacro".

Considero-a muito interessante, porque gosto dos temas abordados e considero importante frequentar disciplinas que tenham aulas teóricas e "aulas de campo". 

No mês de dezembro, a nossa professora marcou uma "aula de campo" na Casa do Largo da Paz, número 53, à Boavista, no Porto, cujo tema incidia sobre a grande pianista portuguesa Helena Sá e Costa. 

Como a pianista morreu a 08 de janeiro de 2006, quero aqui prestar-lhe a minha homenagem neste mesmo dia e mês em que nos deixou! 

Do que consegui reter da "aula", a Casa do Largo da Paz é um Palacete de Família da famosa pianista, uma vez que os parentes mais chegados ali viveram e, curiosamente,  os seus descendentes também lá continuam. 

A filha de Madalena Sá e Costa, violoncelista, irmã da pianista Helena, recebeu-nos, mostrou-nos toda a Casa e facultou-nos todas as explicações e esclarecimentos sobre esta família, ao mesmo tempo que nos mostrava o espólio possível e objetos pessoais, da Família Sá e Costa, que ali se encontram expostos.

Helena Sá e Costa era neta do pianista Bernardino Valentim Moreira de Sá (figura destacada por ter sido o fundador do Conservatório de Música do Porto e ainda do Orpheon Portuense) e era filha da pianista Leonilda Moreira de Sá e Costa e do também pianista, para além de compositor, Luís Costa. 

Foi aluna de seus pais e de José Vianna da Motta. Estudou piano e obteve 20 valores ao concluir o seu curso. 

Helena Sá e Costa viveu toda a sua vida dedicada à música. Pianista, concertista e professora, deixou-nos um contributo cultural notável! 

Teve a experiência de viver em Paris e, mais tarde, em Berlim.

Sem comentários: