quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Mitologia grega:a Lenda de Ícaro

Ao postar hoje esta lenda, fez-me recordar os meus tempos de estudante no liceu e depois na Faculdade de Letras. 

É bom dizer-se que um pouco de mitologia nunca fez mal a ninguém: a nossa imaginação viaja no tempo e sonha, por vezes, com algo parecido com o que estamos a ler, mesmo sabendo que a história não é verdadeira, apesar de fantástica.

No Dicionário Académico de Língua Portuguesa, da Porto Editora, de fevereiro de 2012, pode ler-se sobre mitologia: "1. (sentido geral) conjunto dos mitos de um povo ou de uma civilização 2 (sentido particular) conjunto dos mitos da antiguidade greco-romana 3 estudo da origem, evolução e significado dos mitos 4 relato fantástico protagonizado por seres que representam as forças da natureza e os aspetos gerais da condição humana, transmitindo oralmente ao longo dos tempos; lenda; fábula; mito".

Gostei de recordar este mito que estudei nas Literaturas e em Latim...!
Quem as estudou ou muito bem os conhece, claro que depois de lidos, nos deixa algo intrigados, pois para todos os efeitos, não passam de mitos ou lendas (esta não passa de uma narrativa escrita que é falsa, ou então, de uma tradição de determinados acontecimentos, ou feitos fantásticos).

Vamos então, relembrar a Lenda de Ícaro

Ícaro

Na mitologia grega, Ícaro era o filho de Dédalo que voou com asas feitas de penas e cera, mas caiu no mar e se afogou ao ignorar os avisos de seu pai e voar muito perto do sol, derretendo suas asas.


Dédalo ajudando seu filho
 Ícaro para o voo
de fuga de Creta

Quem foi

Na mitologia grega, Ícaro foi um personagem da Ilha de Creta, que tentou deixar a ilha voando com seu pai. Era filho de Dédalo, importante arquiteto, artesão e inventor ateniense, que trabalhava para o rei Minos de Creta.

Lenda de Ícaro

De acordo com o mito, Dédalo projetou o labirinto do local em que vivia o Minotauro (monstro mitológico com corpo humano e cabeça de touro), na Ilha de Creta. Porém, Dédalo revelou os segredos do labirinto para Ariadne, que ajudou Teseu com informações sobre o labirinto. Teseu entrou no labirinto e matou o Minotauro.

Para nunca mais revelar o segredo do local, o rei Minos prendeu Dédalo e seu filho Ícaro no próprio labirinto. Para fugir, Dédalo projetou asas para ele e para seu filho Ícaro. Essas asas foram feitas com penas de gaivotas e coladas com cera de abelha.

O plano de Dédalo deu certo e os dois conseguiram sair voando da ilha de Creta. Porém, Ícaro não deu importância aos conselhos de seu pai e resolveu voar bem alto como se fosse um deus poderoso. Ao ficar mais próximo do Sol, o calor aumentou, a cera de abelha derreteu e as penas desprenderam-se. Ícaro caiu no mar Egeu e morreu afogado. Seu pai nada pode fazer e assistiu a tudo, agoniado.

Significado da lenda de Ícaro

Como sabemos, os gregos antigos passavam ensinamentos através de lendas e mitos. A lenda de Ícaro, era contada, principalmente, para ensinar a importância da humildade após um êxito (vitória) e também de seguir as orientações dos mais experientes (no caso desse mito é Dédalo, seu pai). O mito também faz referência sobre a impossibilidade de um ser humano querer ter poderes semelhantes aos dos deuses.

A queda de Ícaro (1637),
pintura de Jacob Peter Gowy.

QUIZ

Em qual região se passa a lenda de Ícaro?

Atenas
Esparta
Ilha de Creta
Ilha da Sicília


Verificar Resposta

REFERÊNCIA: sua pesquisa.com

Sem comentários: