segunda-feira, 28 de julho de 2025

Santa Ana: quem foi? O significado do seu nome e homenagem aos pais de Maria no Dia dos Avós

Representação de Sant'Ana com sua filha Maria quando criança
Mãe de Maria
Avó do Menino Jesus
Esposa de São Joaquim
Sant'Ana Guia e Sant'Ana Mestra
Referência: imagem obtida in pt.wikipedia.org


Segundo uma pesquisa que efetuei na pt.wikipedia.org :

Este site de informações relata a vida de Santa Ana (ou Sant'Ana), referindo que esta era esposa de Joaquim e mãe de Maria. Portanto, era a avó materna de Jesus Cristo. 

Tudo isto consta dos apócrifos do Novo Testamento - são mencionados no Evangelho de Tiago, que pensam talvez tenha sido escrito em 150 d.c. e como sendo o mais antigo - mas a verdade é que a Santa não é nomeada nos "Evangelhos Canónicos da Bíblia".

Sant'Ana, após o nascimento da Virgem Maria terá tido mais duas filhas para além de Maria da Nazaré cujos nomes eram Maria Salomé e Maria de Cleofas.

O site faz uma referência interessante ao nome de Sant'Ana, que em hebraico tem o significado de graça. E também refere que a Santa era parente da família do sacerdote Aarão e São Joaquim pertenceu à família real de Davi. Viviam em Jerusalém no local onde hoje está erguida a Basílica de Sant'Ana e a 8 de setembro do ano 20 a.C. nasceu Miriam (Senhora da Luz em hebraico, e Maria ao passar para o latim). 

José e Maria eram primos, pois Jacó era o pai de José.

São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria. ... (...) Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus. (DIA DOS AVÓS).

Sant'Ana está retratada no filme em português The Nativity Story  "Jesus, a História do Nascimento".

Sem comentários: