|
Referência: imagem obtida in pt.wikipedia.org
Segundo uma pesquisa que efetuei na pt.wikipedia.org :
Este site de informações relata a vida de Santa Ana (ou Sant'Ana), referindo que esta era esposa de Joaquim e mãe de Maria. Portanto, era a avó materna de Jesus Cristo.
Tudo isto consta dos apócrifos do Novo Testamento - são mencionados no Evangelho de Tiago, que pensam talvez tenha sido escrito em 150 d.c. e como sendo o mais antigo - mas a verdade é que a Santa não é nomeada nos "Evangelhos Canónicos da Bíblia".
Sant'Ana, após o nascimento da Virgem Maria terá tido mais duas filhas para além de Maria da Nazaré cujos nomes eram Maria Salomé e Maria de Cleofas.
O site faz uma referência interessante ao nome de Sant'Ana, que em hebraico tem o significado de graça. E também refere que a Santa era parente da família do sacerdote Aarão e São Joaquim pertenceu à família real de Davi. Viviam em Jerusalém no local onde hoje está erguida a Basílica de Sant'Ana e a 8 de setembro do ano 20 a.C. nasceu Miriam (Senhora da Luz em hebraico, e Maria ao passar para o latim).
José e Maria eram primos, pois Jacó era o pai de José.
São João Damasceno, ao escrever sobre o Natal, deixa claro que São Joaquim e Santa Ana são os pais de Maria. ... (...) Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus. (DIA DOS AVÓS).
Sant'Ana está retratada no filme em português The Nativity Story "Jesus, a História do Nascimento".
Sem comentários:
Enviar um comentário