domingo, 7 de março de 2010

É bom estar em forma...


Penso que hoje em dia já não há qualquer dúvida sobre os efeitos benéficos da prática do exercício sobre a nossa saúde física e mental.

Com efeito, médicos e professores/monitores de Educação Física, não se cansam de nos aconselhar a praticar uma actividade física, falando-nos dos benefícios que dela podemos colher.

Ajuda-nos a escapar à rotina e ao stress do dia-a-dia, a encarar a vida com mais alegria e a adquirir uma maior consciencialização corporal.

No entanto, é importante que cada um de nós esteja ciente das suas possibilidades e/ou limitações. Devemos estabelecer os nossos objectivos e delinear as estratégias para os alcançar.

É bom sentirmo-nos motivados e presos aos nossos treinos diários, sem ambições de competição, levando-nos ao ginásio, onde participamos e convivemos com os outros colegas; há pessoas com um nível semelhante ao nosso, o que nos leva a trocarmos impressões com elas.



Acho interessante o desenvolvimento de actividades de carácter lúdico, levando a uma interacção e trabalho em equipa, incutindo  em todos nós um certo espírito de aventura; é igualmente bom competirmos com nós próprios, com o rigor necessário para sermos mais exigentes no exercício físico e o aperfeiçoarmos: para tal, é preciso sabermos auto-avaliarmo-nos.

Os ensinamentos que vamos adquirindo, levam-nos a saber gerir o nosso esforço e a tornarmo-nos pessoas de espírito aberto, adquirindo conhecimentos e métodos para despertar em nós a conquista da paz interior, que se repercutirá ao longo do dia.

Temos de transpor os desafios e pensar que temos de alargar o objectivo de vida saudável. Li numa revista de desporto que, uma pesquisa efectuada em Dezembro de 2008, para uma marca de bebida energética, conclui que os portugueses dedicam pouco tempo à prática desportiva. Num leque de  11 actividades de ocupação de tempos livres, o exercício físico ocupa a 8ª posição.  
      
Para manter uma MENS SANA IN CORPORE SANO,
pratiquemos exercício físico, façamos caminhadas!



Sem comentários: