Com o objectivo de enriquecermos os nossos conhecimentos sobre Língua Portuguesa, proponho que, de vez em quando, nos debrucemos sobre algumas questões que, muitas vezes nos confundem e nos deixam inseguros na resposta que devemos dar. A nossa língua materna é difícil, mas se tentarmos perceber o modo como ela funciona, talvez se torne mais fácil...
Apresento aqui algumas das referidas questões com as respostas correctas e suas explicações:
1 - "impor limites ou impôr limites"?
A forma correcta é impor uma vez que esta palavra é um composto do verbo pôr. Este verbo tem acento circunflexo para se distinguir da preposição por. Os derivados do verbo pôr não apresentam acento circunflexo na última sílaba, pois, nesse caso, já não há necessidade dessa distinção.
2 - "inclusive ou inclusivé"?
O que está correcto é dizer-se inclusive, embora normalmente se pronuncie com o e final aberto; a palavra é grave, com acento tónico na penúltima sílaba (- si -); em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.
3 - "Santo António é o padroeiro de Lisboa ou Santo António é o patrono de Lisboa?
As duas formas estão correctas, porque padroeiro e patrono significam protector.
4 - Qual é o plural de pão-de-ló? pães-de-ló? pão-de-lós? ou pães-de-lós?
A resposta correcta é pães-de-ló. E isto, porque, segundo as regras das palavras compostas, quando estas são constituídas por nome+preposição+nome, só o 1º elemento é que toma a forma do plural.
Sem comentários:
Enviar um comentário