terça-feira, 29 de junho de 2010

São Pedro nas Festas da Afurada (2010)

in santamarinhaeafurada.pt

Todos os anos, por esta altura, a vila de São Pedro da Afurada homenageia o Santo com o seu nome. Organizam uma das mais lindas festas dos Santos Populares.


A vila fica toda engalanada e dá prazer passear no meio dela. À porta das casas dos pescadores, vêem-se fogareiros acesos onde se assam as sardinhas, que depois se comem com a broa de Avintes; os miúdos brincam em frente às casas ou nas ruas e os mais velhinhos, cabeceiam nas umbreiras das portas.



As pequenas tascas encontram-se cheias de gente entusiasmada com os festejos e querendo comer os pratos típicos da nossa santa terrinha. Não faltam os carros eléctricos, os carrosséis, as tendas das farturas, das bifanas, dos cachorros quentes...



A freguesia de São Pedro da Afurada é muito hospitaleira, recebendo todo os visitantes com a procissão dos andores, momento tão ansiado, e em que as imagens dos santos são em tamanho natural! Outro momento esperado é o da bênção dos barcos. 

O público costuma acorrer em massa ao fogo-de-artifício (à meia-noite do dia 28), sendo um espectáculo maravilhoso em que todos os efeitos luminosos se espelham no Rio Douro, ficando este todo vaidoso atirando os seus laivos cintilantes por todo o Porto e Gaia...!

Nestas festas de São Pedro da Afurada é costume serem exibidas ao público as seguintes imagens: a da Nossa Senhora do Carmo, que é a Padroeira dos Homens do Mar, a da Nossa Senhora de Fátima e de São Miguel Arcanjo. No entanto, é de notar que a imagem de São Pedro, naquele local, é permanente, porque era ali, antigamente, a Igreja da Afurada. 

São Pedro, pescador de Galiléia, foi escolhido por Nosso Senhor para ser o primeiro apóstolo. Homem de fé, foi muito dedicado ao seu Mestre, apesar de, na sua fraqueza, chegar a negá-lo. Mas numa dor profunda acompanhada de arrependimento pelo pecado, pela ofensa a Deus, veio mais tarde a ser nomeado por Jesus como Chefe da Igreja. O Apóstolo São Pedro é um dos principais líderes da Igreja Cristã Primitiva.

Não percamos a romaria de São Pedro da Afurada! Vamos todos para a festa!

Sem comentários: