quinta-feira, 1 de julho de 2010

A farinha láctea Nestlé


Em alemão, o nome Nestlé, significa pequeno ninho; este ninho foi escolhido para simbolizar a empresa de alimentação infantil, Nestlé; traduz o carinho que a mãe tem pelos filhos.

Em 1867, Henri Nestlé era um químico alemão que vivia na Suíça, em Vevey. Mostrava-se extremamente preocupado com a alimentação infantil, pois em meados do século XIX,  a mortalidade infantil era significativa e ele estava convencido que isso se devia à falta de uma alimentação adequada. Havia zonas na Alemanha em que, antes de completarem o 1º ano de vida, morria uma em três crianças.

Assim, começou a pensar em criar um alimento que debelasse o problema.  Henri Nestlé, começou por fabricar uma farinha nutritiva, em que se contavam como principais ingredientes, leite, farinha triga, açúcar...

Defendia que o leite materno, nos primeiros meses de vida era um alimento fundamental para os bebés, além de, como é óbvio, ser natural; por isso, frisava que o produto Nestlé não surgia como competição em relação ao leite materno. 

Henri Nestlé

A farinha Nestlé começou a ser divulgada e obteve grande sucesso no seio de médicos, cientistas, farmacêuticos; começou a ser comercializada na Europa, Rússia, Estados Unidos e Austrália.

"A farinha láctea começou por se apresentar numa lata, já então com a imagem de um alegre ninho de passarinhos. ...(...) Os anos de 1867 a 1875 foram um período de grandes esforços, mas de um enorme triunfo. De tal forma, que a farinha láctea Nestlé chegou mesmo, a receber a sua primeira medalha de ouro na Feira Mundial de Paris."
excerto de:
http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=211


Henri Nestlé morreu em 1890.


Em Portugal, também surgiu uma crise de alimentação infantil no início do século XIX; o Professor Egas Moniz teve um papel relevante neste campo; com efeito, ...(...) "impulsionou a Indústria Leiteira do nosso país, criando a primeira fábrica de leite em pó, em Avanca, em 1923 – a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda – que se tornou o berço da Nestlé em Portugal. Os pediatras e dietistas do nosso país, aceitaram muito bem a fábrica de Avanca e acolheram da melhor forma possível as suas inovações tecnológicas. Com o apoio permanente do Professor Egas Moniz, que desde sempre acompanhou a obra de Henri Nestlé, a Sociedade de Produtos Lácteos Lda. em 1933 obtém o exclusivo de fabricação e venda dos produtos Nestlé. Com o lançamento de farinhas infantis e leite condensado, a Nestlé começou o seu rápido crescimento e ascensão no nosso país, sendo hoje uma referência obrigatória na área da alimentação."
excerto de:







1 comentário:

dionisio disse...

Obrigado por toda a sua informação sobre a Nestlé. Sou coleccionador destas latas e tebho a de 1954 e seguintes, mas também tenho outras com rótulos que não aparecem no seu blog. Pelo aspecto parecem-me ser dos fins de 50 , inicios de 60. Tenho a ultima dos anos 70. As embalagens de pacote já não me interessam.
Cumprimentos.
Dionisio