sábado, 15 de janeiro de 2011

...Acordo Ortográfico (XVII)


20 - DIVISÃO EM SÍLABAS

a-ba-de;    bru-ma;   de-sa-pare-cer; em-ble-ma;   a-fri-ca-no;   ex-pli-car;

i-ná-bil;  trans-gre-dir;   abs-ten-ção;  in-ters-te-lar;    tungs-té-nio;   dis-ci-pli-na;   i-ná-bil; sub-lu-nar; ab-di-car;   ad-je-ti-vo

as-se-gu-rar, cor-ro-er, pror-ro-gar

ins-ti-tui;   o-ra-ção;  a-la-ú-de; á-gua;   am-bí-guo; lon-gín-quo;  quais-quer; en-sai-os;   ai-ro-so;  co-or-de-nar;   ne-guei;   pe-quei

MUDANÇA DE LINHA 

ex-
-alferes

vice-
-almirante

serená-
-lo-emos

21 - ASSINATURAS E DESIGNAÇÕES REGISTADAS (NÃO É OBRIGATÓRIO ADOPTAR A NOVA ORTOGRAFIA nos nomes de marcas, nas assinaturas pessoais ou ainda nas entidades legalmente registadas). 

Victor Mello             Lourdes Baptista             Gloria Paes            

Pastelaria Primavera       Directocópia      Livraria Didáctica      Factor Mais     


Apesar de algum cunho pessoal na forma de apresentar este assunto, tentei seguir, o mais  fielmente possível, a apresentação das regras e dos exemplos do livro "Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa" da INCM e da APP, tendo como autor Paulo Feytor Pinto. Esta obra inclui todas as regras de ortografia em vigor em Portugal segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, mas também as regras que são novidade e as que se mantêm inalteradas.

Estas minhas tentativas de apresentar em vários posts as principais regras do Novo Acordo Ortográfico, não dispensam a compra desse precioso guia de estudo, para melhor compreensão e consultas constantes.

Não tive qualquer intenção de me arvorar em especialista na matéria, antes pelo contrário, também eu estou a estudar a matéria, que, digamos, não é assim tão fácil de apreender, "tudo vai da prática", como é costume dizer-se. Por isso, é preciso começar já a adoptar a nova ortografia, praticando... Temos um período de adaptação até 2012!

Bon Courage!


Sem comentários: