O astrólogo Paulo Cardoso lançou o livro "Fernando Pessoa - Cartas Astrológicas", contendo documentos do espólio do poeta, havendo entre eles, cartas astrológicas.
Fernando Pessoa elaborou a sua carta astrológica e a dos seus heterónimos (Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis) e, pelos vistos, ainda ganhou algum dinheiro, "lendo as estrelas"... Nos horóscopos dos heterónimos e no seu, o Planeta Mercúrio (O Planeta da Literatura), consta deles todos.
O livro de Paulo Cardoso é prefaciado por Jerónimo Pizarro (professor catedrático na Universidade de Lisboa e de Los Andes, na Colômbia), que declarou à Agência Lusa que a obra "abre novas pistas de investigação e demonstra como a teoria dos heterónimos é influenciada pela astrologia".
É interessante saber que, em 1915, F.P. inventou um astrólogo, de nome Raphael Baldaya, incluindo uma tabela de preços para praticar astrologia.
Fez "mapas astrais" de mais de 1 000 personalidades: entre estas, os de Shakespeare, Salazar, Chopin, D. Carlos de Portugal, Lord Byron, D. Sebastião, Victor Emanuel III de Itália...
É interessante ler http://www.readmetro.com/ onde, por vezes, surgem artigos culturais como este, que nos deixam muito agradados!
Sem comentários:
Enviar um comentário