sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Adopção", o que significa?

drpauloeduardo.com.br
Devido a este post ter como base a leitura de uma página da revista SABADO, de 23 a 29 maio 2013, decidi manter nele a escrita usada (grafia antiga) na referida fonte, porque o tema tem estado em destaque, no nosso país e, assim, conduz a  uma melhor compreensão e rápida perceção do assunto em causa.

Uma vez que o Novo Acordo Ortográfico se está a "impor" cada vez mais, parecendo não haver outra alternativa senão "adotá-lo" (!), a autora tem tentado segui-lo também, na medida do possível. 

No entanto, pede desculpa, pois está consciente de que algumas vezes, nos seus posts ainda acontecem alguns erros (as regras têm sempre muitas exce(p)ções...!!!)... 

Sobre a palavra adoção (geralmente, de crianças), é interessante conhecer a sua origem e significado, mas também  o que influenciou a sua evolução.

"O interessa da criança não é afectado pela adopção por pessoas do mesmo sexo." (Teresa Leal Coelho, vice-presidente da bancada do PSD)

ADOPÇÃO

O que significa?
  • acção de adoptar alguém
  • ato jurídico que estabelece um vínculo semelhante ao da filiação natural
Origem

Do latim adoptio , -onis, derivado do verbo adoptare, com o significado de juntar (ad) + escolher (optare).

Leis

Os primeiros registos de normas reguladoras da adopção constam do Código de Hammurabi (1728-1686 a.c.).

Romanos

Entre a classe média, na Roma antiga, a adopção era muito comum.Antiga. Adoptavam-se sobretudo adultos e não crianças quando uma família ficava sem herdeiros directos. Pedia-se inclusive, a amigos que tinham vários filhos, que cedessem algum...

Sem comentários: