quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notícias importantes desta semana

Marques Mendes "TSU dos pensionistas já caiu politicamente"TSU dos pensionistas já caiu politicamente
O comentador político e antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes, assinalou este sábado à noite, na antena da SIC, que a “TSU dos pensionistas já caiu politicamente. 
“Está morta. Formalmente há-de ser mais tarde, politicamente foi esta semana”, vaticinou o também conselheiro de Estado....
(...)...
Essa evidência foi fornecida, segundo sustentou Marques Mendes, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao admitir a revisão da meta do défice orçamental de 4% para 4,5%, evitando assim “uma minicrise política na preparação do próximo Orçamento”.
Ao mesmo tempo, o também conselheiro de Estado enalteceu aquilo que espera ser “uma mudança de estratégia do Governo”, com a aprovação do crédito fiscal extraordinário ao investimento. 
Ministro Mota Soares tranquiliza aposentadosMota Soares tranquiliza aposentadosO ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, deixou hoje uma "nota de tranquilidade aos pensionistas e aposentados", manifestando a convicção de que "a TSU sobre as pensões não será aplicada". Mota Soares, que falava aos jornalistas à margem da apresentação de Ercília Pedro como candidata do CDS à Câmara de Sever do Vouga, frisou que "a chamada TSU sobre as pensões era uma medida inicialmente obrigatória para o Estado Português" e deixou de o ser. ...(...) "Existe um compromisso político de tudo fazer para que essa medida não seja aplicada e, dando uma nota de tranquilidade aos pensionistas e aposentados, direi que estou convicto de que essa medida não será aplicada, por motivos de justiça social e pelo impacto económico e até por motivos de prudência jurídica", disse.
Executivo Portas "bate o pé" e Passos cede
Portas 'bate o pé' e Passos cede
O Governo liderado por Pedro Passos Coelho está a estudar uma revisão da meta do défice público em meio ponto percentual. Em vez dos 4% do PIB contratualizados com a troika, o tecto poderá passar a ser de 4,5%. A sugestão terá partido de Paulo Portas e prontamente aceite por Pedro Passos Coelho. A concretizar-se, esta medida representará uma folga orçamental de aproximadamente 820 milhões de euros, indica a edição deste domingo do Diário de Notícias.
Mota Soares  A posição do CDS sobre co-adpção por casais gay
A posição do CDS sobre co-adopção por casais gay
Pedro Mota Soares salientou que o grupo parlamentar do CDS-PP "foi o único em que não houve votos a favor" da co-adoção por casais do mesmo sexo.
"Não faço declarações como ministro, até porque essa matéria não consta do programa do Governo. Como democrata cristão, tenho uma posição que é pública e conhecida: a adoção deve visar sempre a proteção dos interesses da criança. É exatamente por isso que não vejo a bondade desta medida e acho que esta alteração é desnecessária", disse.

Sem comentários: