sábado, 9 de novembro de 2019

Morreu Maria Perego, criadora do famoso rato Topo Gigio!




in pinterest.pt

O rato italiano que, em 1979, mandava a pequenada toda de Portugal para a cama

O Topo Gigio (pronúncia italiana: [ˈtɔːpo ˈdʒiːdʒo]) foi um personagem de um programa infantil exibido na televisão italiana na década de 1960. O personagem, criado em 1958 pela roteirista e produtora de televisão italiana Maria Peregofoi dublado inicialmente na Itália durante 1 ano de 1959 a 1960 pelo cantor Domenico Modugno, depois foi dublado pelo ator Giuseppe "Peppino" Mazzullo durante 45 anos de 1961 a 2006, depois Gigio foi dublado por Davide Garbolino durante 2 anos de 2007 a 2009 e desde 2010 até hoje Topo Gigio é dublado por Leo Valli.


O boneco, um rato de espuma macia com olhos sonhadores e uma personalidade amigável e infantil, foi muito popular na Itália durante muitos anos - não só na TV, mas também em revistas infantis, como a clássica Corriere dei Piccoli, desenhos animados, merchandising e filmes. Em 1963, a popularidade do personagem se espalhou para o mundo depois de ser apresentada no The Ed Sullivan Show nos Estados Unidos


Hoje, o Topo Gigio ainda tem fãs fiéis e se tornou um ícone da cultura pop italiana. Ele ainda se apresenta regularmente no festival Sequim d'Ouro e em outros programas criados pela RAI. O personagem protagonizou também o filme Le avventure di Topo Gigio, lançado em 1965.

O personagem fez aparições e tem vários fãs em muitos outros países - incluindo Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Japão, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Romênia, Uruguai, Venezuela e na antiga Iugoslávia
...(...)...

Em Portugal
Foi famoso em Portugal, em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes e onde António Semedo lhe dava a voz. 
Na década de 1990, entrou no programa Big Show SIC, de João Baião.
(Encontrei in pt.wikipedia.org)



Falecimento e Homenagem

Morreu Maria Perego, a mulher que criou TOPO GIGIO
in otvfoco.com.br

A italiana terá tido um ataque cardíaco fatal aos 95 anos.
Maria Perego, criadora da icónica personagem Topo Gigio, um dos ratos mais famosos do mundo, morreu esta quinta-feira, 7 de novembro, em Milão, Itália. Embora a causa da morte da autora, produtora e marionetista não tenha sido oficialmente confirmada, a imprensa internacional avança com um possível ataque cardíaco. Tinha 95 anos.
“É com grande dor que anunciamos a morte da criadora do famoso personagem Topo Gigio (…) Foi uma trabalhadora incansável e trabalhou até o final em tantos novos projetos, uma nova série de desenhos animados de Topo Gigio e muito mais. Maria Perego e Topo Gigio continuarão vivos. Vamos sentir muito sua falta”, disse Alessandro Rossi, administrador da Topo Gigio Srl.
Em Portugal, o rato idealizado pela italiana surgiu em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes e em que António Semedo lhe dava a voz.
Contudo, Topo Gigio chegou a mais de 20 países.
Maria Perego introduziu na altura uma nova técnica desconhecida, usando bonecos em vez de desenhos. Na altura, o marido, Federico Caldura, ajudou-a na criação do rato com orelhas gigantes.
A autora nasceu, que nasceu em 1923, em Veneza, começou a trabalhar ainda cedo na televisão. Em 1959, criou o Topo Gigio, inspirada no Mickey. Teve a ideia quando estava numa barbearia, como conta o site oficial do boneco. Foi uma árvore de Natal em esponja usada como decoração que suscitou a ideia do material que queria começar a usar no seu trabalho em televisão. A partir daí, nunca mais parou.
(In New In Town nit.pt  texto de Andreia Guerreiro)

Sem comentários: