quarta-feira, 22 de setembro de 2021

O Outono chega hoje (22 de setembro). Preparemo-nos para a rentrée...

imagem in tempo.pt


Pois é, o verão está por um fio, a poucas horas de terminar!

Temos de nos convencer que é verdade e prepararmo-nos para a temperatura que vai começar a baixar, para algum vento que vai soprar e para aceitar a nossa "querida" chuva, porque ela vai voltar.

Está na hora de irmos buscar ao bengaleiro o nosso "chusso" (para uns) ou o nosso "pingómetro" (para outros), trocar algumas roupas mais frescas por outras mais quentes...e ter à mão um par de botas ou botins, para além dos "kispos" ou  gabardines! 

É natural que aguaceiros e trovoadas invadam o nosso Portugal, afinal de contas, o outono está a "bater-nos à porta"!

E quando as bátegas de água começarem e passarmos debaixo das árvores, são só folhas a voar e pingos de chuva por todo o lado, para além de, em cada dia, começarmos a notar que as folhas vão ficando amareladas, depois acastanhadas e, mais tarde, acobreadas. 

Mas como cada estação do ano tem a sua beleza própria, só me resta dizer:

- "Bem-vindo, outono!"


imagem in pinterest.pt



Equinócio de outono ocorre esta noite. Sabe do que se trata?


Dê as boas-vindas, esta quarta-feira, dia 22 de setembro, à estação mais nostálgica do ano.

O equinócio de outono, que tal como explica o Observatório Astronómico de Lisboa ocorre esta noite às 20h21, marca o início desta nova estação do ano no Hemisfério Norte.

O outono vai prolongar-se ao longo de 90 dias até ao próximo Solstício, que ocorre a 21 de dezembro às 15h59, e que assinala a chegada do inverno.

Os equinócios, esclarece ainda o Observatório, são o momento em que o ponto central do Sol passa no equador e, por isso, efetivamente o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exatamente a Oeste.

Assim, entre o instante da manhã em que o Sol está a uma distância zenital de 90º e o instante da tarde em que se encontra novamente a uma distância zenital de 90º passam-se 12 horas. Como a Terra avança na sua órbita ao longo do dia, o Sol não se mantém no equinócio todo o dia o que leva a uma pequena alteração deste intervalo de tempo.

No equinócio, a duração do dia é cerca de sete minutos maior do que a duração da noite. Só uns dias mais tarde, quando o Sol tiver uma declinação um pouco menor, é que a noite e o dia passam a ter uma duração praticamente igual, algo que acontecerá no dia 26 de setembro.

Nesse dia, o disco solar nasce às 7h27 e põe-se às 19h28 (hora de Portugal Continental), diferindo a duração do dia e da noite em apenas 55 segundos, isto é, haverá muito perto de 12 horas de luz solar direta no solo.

O outono é a estação do ano mais associada à melancolia, nostalgia e ao declínio da existência, pois as suas principais características são as quedas das folhas das árvores, as suas nuances amarelas, laranjas e vermelhas, o cinzento do céu. Poeticamente, marca, portanto, a transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza.

(FONTE:  noticiasaominuto.com  22/09/2021)

Sem comentários: