imagem obtida in br.pinterest.com |
O Dia dos avós comemora-se hoje, mas a Igreja Católica já celebrou a data no domingo, a 23 de julho, em que o Papa Francisco pretende que nesse dia se faça também uma homenagem aos mais velhos, aos idosos.
É que nem todos os mais velhos ou idosos são avós, e não podem ficar esquecidos!
Para se compreender a razão dessa comemoração antecipada a 23 de julho, percebemos que Francisco escolheu o domingo como o dia privilegiado pelas famílias para se juntarem, sendo esse dia o de descanso, logo, o melhor para uma reunião feliz entre todos.
A agência Ecclesia explica:
Roma, 22 jul 2023 (Ecclesia) – O Papa desafiou hoje os jovens que se preparam para a JMJ a visitar os mais velhos, numa mensagem por ocasião do III Dia Mundial dos Avós, que se celebra este domingo.
“A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho”, pede Francisco, na sua mensagem para este dia.
“A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ”, acrescenta.
‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 50) é o tema que o Papa Francisco escolheu para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebração instituída no seu pontificado.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos”.
Francisco, de 86 anos, destaca a importância do diálogo entre gerações e da valorização dos mais velhos.
“O primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência”, sustenta.
Em seguida, partilho a minha pesquisa
In calendarr.com
O Dia dos Avós é comemorado anualmente em 26 de julho, Dia de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus.
No Brasil, a data é popularmente conhecida como Dia da Avó ou Dia da Vovó. Sua origem é portuguesa e tem como objetivo homenagear e agradecer toda a consideração e carinho dos avós com os seus netos.
Em 2021 foi comemorado o 1.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa data foi instituída pelo Papa Francisco e deverá ser comemorada todos os anos próximo do dia 26 de julho. Este ano, a data será comemorada em 23 de julho de 2023 e tem como tema "A sua misericórdia se estende de geração em geração".
Origem do Dia dos Avós
O Dia Mundial dos Avós é celebrado em 26 de julho, porque esse é o Dia de Santa Ana e de São Joaquim.
São Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria. Portanto, eles eram os avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.
O dia 26 de julho era uma data dedicada apenas aos santos, sem destacar a homenagem aos avós, até que a data foi instituída pela Assembleia da República Portuguesa em 2003, graças a uma senhora portuguesa.
A senhora era Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas. Ela tinha 6 netos e durante quase 20 anos reivindicou a instituição de uma data comemorativa para os avós.
Ideias que vão deixar os seus avós super felizes nesse dia
Você pode surpreender os seus avós (avó ou avô) com diversas atividades divertidas para comemorar esta data.
Por exemplo:
Preparar um almoço especial;
Fazer piquenique no parque, praia ou na serra;
Fazer uma reunião de família e homenagear os avós;
Passar o dia ouvindo as histórias da vovó ou do vovô;
Cozinhar com os avós;
Pescar com o vovô;
Relembrar momentos felizes com os avós olhando um álbum de família;
Escrever uma poesia ou mensagem especial para os avós;
O mais importante: estar presente com seus avós e fazer algo que seja divertido para ambos.
A minha pesquisa em
bbc.com (BBC NEWS BRASIL)
Dia dos Avós: por que comemoramos a data em 26 de julho?
Article information
Author, Edison Veiga
Role, De Milão para a BBC Brasil
Há 6 horas
Esta matéria foi publicada pela BBC News Brasil originalmente em julho de 2018 e foi republicada em 26 de julho de 2023.
Dona Aninhas era como todos conheciam a portuguesa Ana Elisa do Couto (1926-2007) em Penafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto. E se hoje ela tem uma placa afixada em praça pública na terra natal não é sem motivo: foi por causa dela, avó de quatro netas e dois netos, que o dia 26 de julho se tornou reconhecido como Dia dos Avós em Portugal - data também celebrada no Brasil.
Nos anos 1980, porque ela achava que ninguém dava o valor merecido aos avôs e avós, decidiu se tornar uma missionária da causa. Dona Aninhas esteve em países como Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Espanha, Angola, Suíça e Canadá, sempre defendendo que se comemorasse o Dia dos Avós. E a data escolhida tinha um forte motivo: dia 26 de julho é quando a Igreja Católica celebra São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria, avós de Jesus.
Uma história, entretanto, que nem na Bíblia está. "Não há nomes, pormenores, nem citações da vida e da existência dos pais de Maria", afirma o teólogo e filósofo Fernando Altemeyer Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). "Ambos são citados no evangelho apócrifo de São Tiago, não reconhecido pela Igreja. Portanto, não constam em livros canônicos."
Isso não impediu que São Joaquim e Santa Ana viessem a ser reconhecidos e celebrados pela Igreja como pais de Maria.
Sem comentários:
Enviar um comentário