terça-feira, 23 de abril de 2024

Hoje comemora-se o DIA MUNDIAL DO LIVRO

Costumamos ouvir dizer que os livros são os nossos melhores amigos e confidentes, pois são muito úteis no nosso dia-a-dia. 

Conseguem proporcionar-nos reflexões profundas e momentos de silêncio que, por vezes, dele tanto necessitamos, fazendo, ao mesmo tempo,  que se instale em nós, uma paz interior, espiritual, que nos reconforta.

Os livros transportam-nos a todas as partes do mundo, conseguem fazer-nos viajar para fora, mas "cá dentro de nós", sem precisarmos de sair do lugar em que nos encontramos! 

Só temos de nos concentrar na narrativa que nos está a ser contada e deixar a nossa imaginação correr. O livro é o nosso melhor "emissor", e quem gostar de ler, torna-se o "seu maior recetor". 

Com efeito, transmitem-nos muitos conhecimentos, muitas vezes completamente desconhecidos para nós. São um meio de transmissão de cultura e fundamentais para uma boa aprendizagem na escola. Só há que lhe dar continuidade, sempre... 

Nesta data comemorativa, o objetivo principal é o de reconhecermos a importância dos livros, servindo também de incentivo para que as pessoas criem bons hábitos de leitura.

A minha Pesquisa sobre este dia:

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995. 

​O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.

Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.

Capital Mundial do Livro

A UNESCO designou Estrasburgo a Capital Mundial do Livro em 2024, destacando o facto de aquela cidade francesa usar o livro «como meio para enfrentar os desafios da coesão social e das alterações climáticas».

As cidades designadas como Capital Mundial do Livro da UNESCO comprometem-se a promover o livro e a leitura para todas as idades e grupos, dentro e fora das fronteiras nacionais, e a organizar um programa de atividades para o ano.

Celebrações Nacionais

in: eurocid.mne.gov.pt

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em 2024, assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, através de um cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2024. 

Luís de Camões foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. Esta comemoração não reverencia apenas o legado literário do poeta, mas também pretende destacar a vastidão do seu conhecimento e a influência duradoura que exerce sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo.

Imagem: Unsplash, Jaredd Craig (adaptado)

Documentos

Proclamação do dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor | UNESCO [en]

Links relacionados


Sem comentários: