terça-feira, 6 de agosto de 2024

Sugestão para reflexão: "Deus Hospeda o Perseguido" - Salmo de David

Dos 600.000 judeus capazes que deixaram o Egito, quantos realmente entraram  na terra prometida de Israel? - Quora
imagem in google.com


Salmo. De David.

Javé é o meu pastor:

Nada me falta.

Em verdes pastagens me faz repousar;

para fontes tranquilas me conduz,

e restaura as minhas forças.

Ele me guia por bons caminhos,

por causa do seu Nome.

Embora eu caminhe por um vale tenebroso,

nenhum mal temerei, pois estás junto a mim;

o teu bastão e o teu cajado deixam-me

tranquilo.

Diante de mim preparas a mesa, 

à frente dos meus opressores;

unges a minha cabeça com óleo.

e a minha taça transborda.

Sim, felicidade e amor me acompanham

todos os dias da minha vida.

A minha morada é a casa de Javé, 

por dias sem fim.

Salmo 23 (22)


Pesquisa que efetuei in pt.wikipedia.org

Os antigos hebreus (etnônimo possivelmente oriundo do termo hebraico Éber, ou עברים — em fenício: 𐤇𐤓𐤁𐤓𐤔𐤕; em acádio: ḪE-BA-RA-E-U-ŠA. — transl.ʿIvrim, significando "povo do outro lado do rio", foram um povo semítico da região do Levante, localizado no Oriente Médio. O etnônimo também foi utilizado a partir do período romano para se referir aos judeus, um grupo étnico e religioso de ascendência hebraica. Acredita-se que, originalmente, os hebreus chamavam a si mesmos de israelitas, embora esse termo tenha caído em desuso após a segunda metade do século X a.C. Os hebreus falavam uma língua da família cananeia, à qual se referiam pelo nome de “A língua de Canaã” (Isaías 19:18).
Esse povo, embora apagado pela grandeza de estados muito maiores, tecnologicamente avançados e mais importantes politicamente, foi responsável, contudo, pela composição dos livros que compõem a Bíblia, obra considerada sagrada por religiões monoteístas ocidentais e orientais. 

Os hebreus foram um dos primeiros povos conhecidos, a adorar um único Deus, isto é, a professar uma religião monoteísta. Na crença dos hebreus, existe um único Deus, cujo nome é atribuído à Javé, que em 6 dias criou o universo, a sua imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas (imagens), e ademais que seu santo nome não deve ser tomado em vão. Essa crença é a origem das três maiores religiões monoteístas do mundo, as religiões abraâmicas. 

Sem comentários: