sábado, 28 de setembro de 2024

A história da Rotunda do Morango, em Canidelo (Vila Nova de Gaia)



Imagens da minha Terra - "Gaia - Porto" (Saragoça Band,,, Son of Jamaica)
imagem in youtube.com


Na Rotunda da freguesia de Canidelo, está nela implantado um grande morango e gostaria aqui de transmitir uma das versões sobre a sua história. Sim, porque há várias!

A minha pesquisa efetuada no Blog cantinhodasaromáticas, de Luís Alves (ex-proprietário de O Cantinho das Aromáticas, na Rua do Meiral,  em Canidelo), diz o seguinte:

O Morango de Canidelo

Muitas são as opiniões sobre o novo Morango na rotunda de acesso à freguesia (...)(...).

Refere o site da junta de freguesia o seguinte: 
"Documentos de 1759, referem que Canidelo produzia milho, trigo, cebolinho e repolhos. Em tempos mais recuados devia cultivar, sobremodo, centeio, milho e cevadinha. 
Actualmente, além dessas culturas, são de desta­car, a batata, algum vinho morangueiro e variadas hortaliças; os morangos foram também uma cultura de vulto e, no século passado, muito apreciados nos arredores e na cidade do Porto, onde vendedeiras, vestidas com trajes regionais, os levavam em belas canastras".


Brasão de Canidelo


Brasão de Canidelo. 
Escudo de prata, aspa de vermelho, ou cruz de Santo André, acompanhada em chefe de uma espiga de milho de ouro, folheada de verdes e nos flancos, de um morango vermelho com pedúnculo de verde, pé ondeado de três tiras a azul, prata e verde, coroa mural de prata, três torres, listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: CANIDELO - VILA NOVA DE GAIA


A fazer lembrar
uma escultura de Claes Oldenburg!!!


As sementes em grande detalhe!!! 
Como uma espécie de lição de botânica!!!


Morangos silvestres
cultivados em redor do irmão gigante!!


Luís Alves

Luís Alves tem 52 anos, é do Porto. Engenheiro Agrónomo com formação regulamentada em PRODI vegetal e MPB vegetal e animal. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros. Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2002. Em 2002 fundou o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana. Durante 21 anos foi agricultor e viveirista, produziu em modo de produção biológico, plantas aromáticas, medicinais, condimentares. Da semente ao produto final, criou infusões, tisanas e condimentos de grande qualidade, para o mercado nacional e para exportação. É consultor de empresas. Orientador e co-autor de diversos trabalhos científicos. Lecionou em centenas de palestras, conferências, workshops, em empresas, escolas e universidades de todo o país. Co-autor do livro "Erva uma Vez". Distinguido como Técnico Hortícola de Honra, pela Associação Portuguesa de Horticultura. Fez televisão de forma regular durante vários anos, mantendo rubricas regulares na RTP1 e RTP2. ORCID: 0009-0006-4187-5358 | CIENCIA ID: 411A-FF03-39D6

FONTE: http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com, de Luís Alves

Sem comentários: