imagem in youtube.com |
Na Rotunda da freguesia de Canidelo, está nela implantado um grande morango e gostaria aqui de transmitir uma das versões sobre a sua história. Sim, porque há várias!
A minha pesquisa efetuada no Blog cantinhodasaromáticas, de Luís Alves (ex-proprietário de O Cantinho das Aromáticas, na Rua do Meiral, em Canidelo), diz o seguinte:
O Morango de Canidelo
Muitas são as opiniões sobre o novo Morango na rotunda de acesso à freguesia (...)(...).
Refere o site da junta de freguesia o seguinte:
"Documentos de 1759, referem que Canidelo produzia milho, trigo, cebolinho e repolhos. Em tempos mais recuados devia cultivar, sobremodo, centeio, milho e cevadinha.
Actualmente, além dessas culturas, são de destacar, a batata, algum vinho morangueiro e variadas hortaliças; os morangos foram também uma cultura de vulto e, no século passado, muito apreciados nos arredores e na cidade do Porto, onde vendedeiras, vestidas com trajes regionais, os levavam em belas canastras".
Brasão de Canidelo |
Brasão de Canidelo.
Escudo de prata, aspa de vermelho, ou cruz de Santo André, acompanhada em chefe de uma espiga de milho de ouro, folheada de verdes e nos flancos, de um morango vermelho com pedúnculo de verde, pé ondeado de três tiras a azul, prata e verde, coroa mural de prata, três torres, listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: CANIDELO - VILA NOVA DE GAIA
A fazer lembrar uma escultura de Claes Oldenburg!!! |
As sementes em grande detalhe!!!
Como uma espécie de lição de botânica!!!
Morangos silvestres cultivados em redor do irmão gigante!! |
Luís Alves |
Luís Alves tem 52 anos, é do Porto. Engenheiro Agrónomo com formação regulamentada em PRODI vegetal e MPB vegetal e animal. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros. Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2002. Em 2002 fundou o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana. Durante 21 anos foi agricultor e viveirista, produziu em modo de produção biológico, plantas aromáticas, medicinais, condimentares. Da semente ao produto final, criou infusões, tisanas e condimentos de grande qualidade, para o mercado nacional e para exportação. É consultor de empresas. Orientador e co-autor de diversos trabalhos científicos. Lecionou em centenas de palestras, conferências, workshops, em empresas, escolas e universidades de todo o país. Co-autor do livro "Erva uma Vez". Distinguido como Técnico Hortícola de Honra, pela Associação Portuguesa de Horticultura. Fez televisão de forma regular durante vários anos, mantendo rubricas regulares na RTP1 e RTP2. ORCID: 0009-0006-4187-5358 | CIENCIA ID: 411A-FF03-39D6
FONTE: http://cantinhodasaromaticas.blogspot.com, de Luís Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário