sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Fundação Calouste Gulbenkian - o novo CAM (centro de Arte Moderna) - e o que lá podemos ver!

CAM (Centro de Arte Moderna) Gulbenkian by Kengo Kuma — Thisispaper
 imagem in:thisispaper.com
NEWSLETTER — 26.09.2024


Fundação Calouste Gulbenkian





EXPOSIÇÕES E ATIVIDADES

Até domingo, mergulhe nas experiências de realidade virtual de Meiro Koizumi – Prometheus the Fire-Bringer e Prometheus Unbound – ou assista à conversa/performance Engawa, espaços e vozes, no Estúdio.

Aproveite para visitar o novo edifício e ver a exposição da desigualdade constante dos dias de leonor*, que Leonor Antunes criou especialmente para a Nave, ou O Calígrafo Ocidental. Fernando Lemos e o Japão. Na Galeria da Coleção, à qual se ligam as reservas agora abertas ao público, ainda poderá ver Linha de Maré. Coleção do CAM e, mesmo ao lado, na Sala de Desenho, Bardo Loop, a mais recente peça de Gabriel Abrantes. Apareça!

MÚSICA

Seg, 30 set, 20:00, Grande Auditório, Entrada gratuita

Neste primeiro concerto de música de câmara da Temporada, nove músicos da Orquestra Gulbenkian sobem ao palco do Grande Auditório para interpretarem o Noneto em Fá maior de Louis Spohr e o Noneto n.º 2 de Bohuslav Martinů.

Adira gratuitamente ao Cartão Gulbenkian para reservar o seu bilhete online um dia antes do concerto.


CANDIDATURAS ABERTAS


Até 31 de outubro

Estas bolsas procuram apoiar jovens de elevado potencial e escassos recursos económicos, que se candidatam ao primeiro ano do ensino superior, de modo a distinguir o mérito, dar estabilidade financeira e proporcionar melhores condições para o seu desempenho escolar no ensino superior.





CICLO DE CINEMA

Out a dez

Este ciclo de cinema, comissariado por Pedro Mexia, traz à Fundação Gulbenkian “oito olhares sobre o processo eleitoral ou legislativo dos Estados Unidos”, com oito filmes que vão “do optimismo pessimista de Frank Capra em 1939 ao retrato sem comentários que Frederick Wiseman fez em 2018 da América profunda que levou, sem que quase ninguém o tivesse antecipado, à vitória de Trump.”

O ciclo é inaugurado por Mr. Smith Goes to Washington, de Capra. Consulte o programa completo.





PUBLICAÇÃO

No centenário do Manifesto do Surrealismo de André Breton, a nova Colóquio/Letras publica um conjunto de artigos sobre este movimento.


REFERÊNCIA: GULBENKIAN.PT (newsletter 26.09.2024) (com a devida vénia)

Sem comentários: