imagemhttps://pt.pngtree.com/ Hoje, temos aqui uma expressão que tem que se lhe diga! |
A explicação do seu significado e da sua origem, tem como FONTE o "Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, Notícias editorial, 1999.
Recorro muito a este tipo de referência, quando quero ter a certeza de que houve uma pesquisa aprofundada do seu autor sobre a expressão que abordo., como é o caso.
Deitar a barra adiante" - a significação é conhecida: "fazer melhor figura do que qualquer outro."
Nas crenças Populares Portuguesas, Alexandre Herculano usou a frase: "Entre as nações modernas a portuguesa passa por mais uma das inclinadas a essas superstições. É uma das multiplicadas calúnias que sobre as nossas cabeças lançam estrangeiros: quem de isso se quiser desenganar leia o Dicionário Infernal, de Colin de Planey, e achará que qualquer província de França, ainda das mais civilizadas, nos deita, como se diz vulgarmente, a barra adiante, em superstições populares."
A origem está no jogo popular da barra, também chamado do pau-ferro. Trata-se de um jogo antiquíssimo, praticado já pelos guerreiros gregos e romanos. O material com que se joga consiste numa alavanca de ferro como aquelas que usavam os pedreiros.
Um risco no solo limita a área de lançamento, isto é, o lançador não pode pisar o risco nem lançar depois de o ultrapassar.
A alavanca deve ser lançada de tal modo que caia de ponta no solo: se tal não suceder, o lançamento não conta para a classificação do jogador.
Cada jogador pode fazer várias tentativas para conquistar a vitória, contando para esse efeito o lançamento mais longo que tenha efetuado. Não é obrigatório, porém, que a alavanca fique espetada no solo."
Sem comentários:
Enviar um comentário