segunda-feira, 31 de março de 2025

Para os aniversariantes do signo Carneiro (de 21 de março a 20 de abril)

VIP.pt | Bonita por fora e perfeita por dentro
VIP.pt | Bonita por fora e perfeita por dentro
imagem obtida em vip.pt

No dia 21 de Março, com a chegada da Primavera, o Sol entrou no signo de Carneiro, o primeiro do Zodíaco. Com ele, começou um novo ano astrológico! Carneiro é, em tudo, o primeiro (ou procura ser). 

Signo regido por Marte, deus da guerra, de paixões ardentes e impulsos explosivos, veio ao Mundo trazer a coragem, o dinamismo e a sede enorme de viver com que nos lançamos ao primeiro amor, ao primeiro emprego e a todas as maravilhosas promessas dos novos começos.

Com um olhar vivo, atento, uma gargalhada sonora e uma postura inquieta, de quem está sempre pronto para a ação, Carneiro destaca-se onde quer que se encontra. É um dos signos mais carismáticos do Zodíaco, e muito dificilmente fica calado, quieto no seu canto. Mesmo quando deseja passar despercebido, emana uma energia tão forte que ela é sempre notada. 

Carneiro é o primeiro signo do Zodíaco e esse pormenor é essencial para compreender a sua personalidade, pois manifesta-se em tudo na sua vida: os nativos deste signo são muitas vezes considerados egocêntricos (e, verdade seja dita, são-no!) e egoístas, mas não o fazem por mal, eles pura e simplesmente não conseguem pôr-se a si próprios em primeiro lugar. E isso é muito bom! 

Carneiro faz, no entanto, também muito pelos outros. O nativo deste signo tem um espírito de missão muito forte, sentindo sempre que a vida é para ser vivida intensamente, arregaçando as mangas, "pondo as mãos na massa" sem medo de se sujar. Se alguém está em apuros na rua, Carneiro é o primeiro a socorrer essa pessoa, nem que esteja atrasado para uma reunião importante de trabalho. 

E no trabalho, se surge um obstáculo aparentemente incontornável, é também Carneiro quem, com fervorosa paixão, deita mãos à obra para resolver a situação. Alegre, entusiasta pela vida, otimista, confiante, dinâmico e muito, muito corajoso, Carneiro é uma das melhores companhias em qualquer situação. 

Tem uma alma de festa e não gosta de perder tempo com aborrecimentos quotidianos. A rotina tira-lhe o ar, pois o nativo deste signo precisa de desafios constantes para sentir-se vivo. Aquilo que muitas vezes traz medo e frustração aos nativos de outros signos é como um bálsamo refrescante para Carneiro. Quando alguém lhe diz "isso é impossível!", Carneiro sorri para dentro com confiança, e toma essa frase como um desafio pessoal - "Vais ver como EU vou conseguir!", pensa para si próprio. 

E, na maior parte das vezes, consegue mesmo, pois a sua força é implacável e é dotado de uma resistência e de um dinamismo como há poucos.

Sendo o primeiro signo do Elemento Fogo, Carneiro é ardente, apaixonado, traz consigo a chama capaz de fazer deflagrar um incêndio. Tudo nele é impulso, vontade, ímpeto. É um signo de paixões: apaixona-se rapidamente, à primeira vista, por um olhar, um gesto, um cheiro, um pormenor aparentemente banal. Não é preciso muito para impressionar o nativo deste signo, aquilo que realmente o prende e apaixona é a genuinidade, a espontaneidade, a sinceridade. 

Mas, esteja prevenido, ele é capaz de se "desapaixonar" com a mesma rapidez, mesmo sem ser capaz de lhe apresentar uma razão plausível para isso ter acontecido. A vida de um nativo de Carneiro é vivida com rapidez, intensidade, entrega total. E o que conta é o momento presente. Sempre.

Não aborreça Carneiro com obstáculos, entraves, dúvidas, hesitações. Ele gosta de respostas prontas, imediatas, diretas. Se deseja conquistar um nativo deste signo, saiba espicaçar a sua curiosidade mas não se arme em difícil. Ele DETESTA ESPERAR e gosta muito pouco de ser contrariado. 

Contudo, se lhe fizer todas as vontades, ele também se vai aborrecer bem depressa. Difícil de compreender o que fazer? É muito simples, pense que Carneiro adora o jogo, e adora ter o domínio das situações. Assim, "brinque com ele", saiba provocar e, ao mesmo tempo, dar-lhe espaço para que ele possa ter a iniciativa e comandar, pois este nativo é conquistador, aventureiro, dominador, e gosta de ser ele a liderar as situações. 

Uma vez conquistado, mantenha a chama da paixão acesa desafiando-o para fazerem novas experiências juntos, para desafios constantes, e surpreenda-o regularmente com algo que ele não possa prever nem imaginar. Se procura alguém com quem passar o fim de semana de pantufas e mantinha no sofá, Carneiro não é para si! Este signo procurará sempre a festa, a agitação, a novidade. Pode ser rezingão se estiver de mau humor, mas felizmente, como tudo o resto na sua vida, passa-lhe rapidamente!

Regido por Marte, o planeta ligado ao deus da guerra, Carneiro não tem medo de nada nem de ninguém. Ou pelo menos procura que assim seja. Destemido, lutador incansável, lança-se em defesa daquilo em que acredita, defendendo com garra as suas ideias e convicções. Não tolera injustiças, revolta-se profundamente contra a mentira e a hipocrisia. 

Carneiro tem qualquer coisa de super-herói dentro de si. Procura sempre proteger os mais frágeis, sendo isto mais evidenciado no homem do signo Carneiro. A mulher Carneiro é também muito independente, sendo até um tanto masculina na abordagem que faz à vida e na maneira como se mostra, mas sem perder jamais a sua feminilidade, pois esta nativa é uma das que tem um poder de sedução mais forte. Regra geral, não dispensa o seu baton vermelho. Sem grandes sofisticações, ela gosta de ter uma imagem marcante e de deixar uma impressão forte por onde passa. Com um passo firme e decidido, Carneiro chega sempre para vencer. 

Signo Carneiro em resumo:

Dinâmico, impetuoso, entusiasta, o nativo do signo Carneiro é fácil de reconhecer: é sempre o primeiro a aceitar um desafio ou a levar uma tarefa difícil adiante, a expressar a sua opinião e a assumir normalmente a liderança no seu círculo de amigos. 

Pode ser um tanto brusco nas suas atitudes, porque vive sempre com as emoções à flor da pele, mas tem um coração profundamente generoso e é também o primeiro a oferecer ajuda a quem precisa. Apaixonado pela vida, Carneiro precisa de emoção constante no seu dia-a-dia, pois são os desafios e as novidades que lhe dão força para viver. Otimista por natureza, é confiante e seguro de si, dá sempre o seu melhor e espera que os outros façam o mesmo.

No amor, gosta de conquistar e não perde tempo com rodeios. Se está apaixonado, faz tudo para arrebatar o coração de quem deseja. Gosta que o desafiem, mas pode perder o interesse com a mesma rapidez com que se apaixonou.

Signos com quem é mais compatível: Leão – Balança – Sagitário – Aquário

Signos com quem tem maiores incompatibilidades: 

Caranguejo – Virgem – Capricórnio

Cristal para o seu signo: Jaspe Vermelho – transmite força, determinação e coragem para vencer os desafios em que Carneiro gosta de se envolver. Este cristal ajuda também a afastar a inveja e as energias negativas.

FONTE: mariahelena.pt

sábado, 29 de março de 2025

Sonnerie de Ste Geneviève du Mont-de-Paris - "Tous les matins du monde"

in youTube - youtube.com 

Rolf Lislevand · Jordi Savall · Fabio Biondi · 

Pierre Hantaï · Marin Marais

Tous les matins du monde (Bande originale du film)

sexta-feira, 28 de março de 2025

"Tous les matins du monde", de Marin Marais

in MEZZO (YouTube.Com)


Marin Marais (Paris, 31 de maio de 1656 — Paris, 15 de agosto de 1728) foi um compositor e gambista francês do período barroco.


Jordi Savall - Music from Tous les matins du Monde - Works by Lully, Mr. de Sainte-Colombe, Marin Marais, Couperin - Le Concert des Nations
2023 - Auditorium Saint Pierre-des-Cuisines

segunda-feira, 24 de março de 2025

Dia Nacional do Estudante

Dia Nacional do Estudante – Agrupamento de Escolas Amato Lusitano
imagem in: https://aeal.edu.pt/portal/dia-nacional-do-estudante/

A história do Dia Nacional do Estudante

Celebra-se hoje a data que simboliza o papel dos estudantes na sociedade. Uma ação que, ao longo das décadas, transformou Portugal. 

Vamos conhecer alguns desses momentos 

Foi a 8 de maio de 1987 que a Assembleia da República Portuguesa estabeleceu o dia 24 de março como o Dia Nacional do Estudante. O decreto (n.º 77/IV) consagra a data, tendo como objetivos "o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e da sociedade" e a "cooperação e convivência entre os estudantes".

O decreto destaca também como metas "a democratização e o desenvolvimento do ensino", bem como "a ligação dos estudantes com a comunidade". A história do Dia Nacional do Estudante é, contudo, anterior ao diploma que o institui. 

Alguns dos principais marcos do seu trajeto. 

1962: Contra a proibição

Foi nesta mesma data que, em 1962, um conflito nasceria entre os estudantes universitários portugueses e o regime do Estado Novo. Depois da proibição das comemorações do Dia do Estudante, milhares de estudantes realizaram "uma concentração na Cidade Universitária, como protesto às determinações do Ministro da Educação", destacava o Jornal O Século. A crise duraria vários meses, incluindo greves às aulas, cargas policiais e detenções de estudantes. 

Dia Nacional do Estudante

Arquivo fotográfico da Torre do Tombo 
da Crise Académica de 1962 
(Fonte: ANTB)

O regime acabaria por retomar o controlo no final desse ano. Contudo, como escreve a TSF"a longa crise estudantil marcou o despertar para a atividade política de uma geração que, em anos futuros, mostraria ser um dos setores mais ativos da resistência ao Estado Novo". Uma resistência que se voltaria a evidenciar alguns anos mais tarde. 

1969: Os estudantes tomam a palavra

No dia 17 de abril de 1969, foi inaugurado o Edifício das Matemáticas, na Universidade de Coimbra. Na véspera, o reitor negou o pedido dos estudantes para ter a palavra durante a cerimónia.

Durante a inauguração, o presidente da Associação Académica de Coimbra, Alberto Martins, dirige-se ao Presidente da República, Américo Thomaz: "em nome de todos os estudantes da Universidade de Coimbra, peço para usar da palavra". Vendo o seu pedido ignorado, Alberto Martins coloca-se em pé, em cima de uma cadeira, e faz o seu próprio discurso, oferecendo a palavra a outros estudantes. 

Documentário da ESECtv sobre a Crise Académica de 1969 (Fonte: Canal do YouTube ESECtv)

Nessa noite, sete agentes da PIDE detêm Alberto Martins. Um grupo de estudantes exige a sua libertação e é carregado pela policia. Cinco dias depois, é decretado Luto Académico. Estava aberta a crise académica de 1969 – um período que se alargaria pelo restante ano e que incluiria greves estudantis, um cerco da Guarda Nacional Republicana à Universidade de Coimbra e o aumento da chamada de estudantes para a Guerra Colonial.

Incluiria também uma final da Taça de Portugal em futebol, no Estádio Nacional, no Jamor, marcada pelas mensagens de protesto e pelo forte contingente policial. A Académica de Coimbra perderia 2-1 com o Benfica e, no final, os jogadores colocaram a capa aos ombros, em sinal de luto.  

1992: "Alunos voltam à rua"

Foi também no Dia Nacional do Estudante, em 1992, que milhares de estudantes do secundário e da universidade saíram à rua em protesto. "Alunos voltam à rua" titulava o Diário de Notícias, no dia seguinte. As manifestações (em Lisboa, Coimbra, Porto e Aveiro) protestavam o aumento de propinas anunciado por Aníbal Cavaco Silva e a existência da PGA (Prova Geral de Acesso): uma prova de cultura geral obrigatória para quem queria entrar no Ensino Superior que existiu entre 1989 e 1993. 

Trailer do documentário produzido por Nuno Fonseca, sobre a luta contra as proprinas. (Fonte)

Os protestos estudantis iriam continuar durante o resto do ano, bem como durante 1993 (maio e novembro). A manifestação de novembro de 1993, em frente à Assembleia da República, seria mesmo carregada violentamente pela polícia. Em 1994, alguns milhares de estudantes manifestam-se no mesmo local, desta feita em protesto contra as Provas Globais, criando uma imagem icónica: virados de costas para o Parlamento, alguns estudantes baixam as calças e mostram o rabo

Fonte: fórum.pt (com adaptações)


𝗗𝗜𝗔 𝗡𝗔𝗖𝗜𝗢𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗢 𝗘𝗦𝗧𝗨𝗗𝗔𝗡𝗧𝗘 | 𝟮𝟰 𝗠𝗔𝗥𝗖̧𝗢 – Junta  de Freguesia da Junqueira
aeal.edu.pt

sexta-feira, 21 de março de 2025

Dia da Árvore e da Floresta assinala-se hoje - 21 de março

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis - Dia 21 de Março – Dia Mundial da  Árvore|Floresta
imagem encontrada em:cm-oaz.pt


Temos de preservar a natureza tratando com cuidado as árvores. 

Ao protegê-las, estamos a dar mais valor à vida.

Com essa atitude, também estamos a preservar o nosso planeta.

Em relação às florestas, o mundo já perdeu metade delas.

O aumento da população nos últimos 40 anos tem contribuído para o desmatamento florestal.

Essas perdas têm tido mais significado na Ásia, seguindo-se-lhe África e, por fim, a América Latina.

Apesar do panorama "negro" do ambiente, li que na Europa as florestas estão em crescimento, ao contrário do resto do Planeta.

Finalmente, a minha pesquisa efetuada em: turismodeportugal.pt​​

Dia Internacional das florestas em 2025

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas (DIF) em 2012. Este dia celebra e sensibiliza sobre a importância de todos os tipos de florestas. Em cada Dia Internacional das Florestas, os países são incentivados a realizar esforços locais, nacionais e internacionais para organizar atividades envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantação de árvores.

Tema deste ano: celebrar as florestas e os alimentos.

O tema deste ano destaca o papel crucial das florestas na segurança alimentar, nutrição e meios de subsistência. Além de fornecer alimentos, combustível, rendimento e emprego, as florestas sustentam a fertilidade do solo, protegem os recursos hídricos e oferecem habitats para a biodiversidade, incluindo polinizadores vitais. São essenciais para a sobrevivência das comunidades dependentes das florestas, particularmente os povos indígenas, e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas ao armazenar carbono e contribuem para a ​biodiversidade.

Os objetivos deste evento visam celebrar e aumentar a tomada de consciência​ sobre a importância das florestas para a segurança alimentar, a nutrição e os meios de subsistência. Destaca-se o papel vital das florestas no fornecimento de alimentos, medicamentos e rendimento para milhões de pessoas em todo o mundo. 

São importantes porque:

_ fornecem alimentos, medicamentos e meios de subsistência para milhões de pessoas.

_ ajudam na polinização, na retenção de água e na saúde do solo, cruciais para as atividades agrícolas

_ essenciais para a segurança hídrica e nutricional, especialmente em áreas urbanas.
_ servem como uma rede de segurança alimentar em tempos de crise.
_ a carne selvagem que disponibilizam ​é uma fonte essencial de proteína e micronutrientes para comunidades rurais, especialmente em regiões tropicais.

​Junte-se à FAO no dia 21 de março!

quinta-feira, 20 de março de 2025

A primavera chegou!

Já chegou a Primavera
imagem obtida em: jornaldemafra.pt





Pois é verdade, a primavera entrou nas nossas vidas hoje, quinta-feira, pelas nove horas e um minuto  (20 de março de 2025).

Na primavera esperamos ter dias mais soalheiros e mais secos. Também ansiamos que a temperatura aumente, para termos uns dias mais amenos do que aqueles que tivemos até aqui.

Chuva, pelo menos, contemos com ela, durante este fim de semana. E que as flores desabrochem, deixem as suas cores encantarem-nos - afinal março é o mês das flores - é mais uma  caraterística deste mês - !
Geralmente, esta estação surge a 20 ou 21 de março e termina a 20 ou 21 de junho, fazendo-nos sonhar com o tão ansiado verão.

E como se explica o Equinócio da primavera?

Este ano, o equinócio da primavera inicia-se oficialmente na quinta-feira, 20 de março de 2025, e notamos que as árvores já começaram a dar flor e o sol brilha mais forte, o que após algumas pesquisas na NET fiquei a saber que se ganha em média 4 (quatro) minutos de sol em cada dia, até ao solstício de verão (21 de junho).

Mas afinal, concretamente, o que é o equinócio? 

"É um momento astronómico em que a duração do dia é igual à duração da noite. Todos os anos, há dois equinócios: um entre 19 e 21 de março, quando deixamos para trás o inverno e entramos na primavera no hemisfério norte, e o segundo entre 21 e 24 de setembro, quando deixamos para trás o verão e entramos no outono, também no hemisfério norte.

Em termos concretos, o equinócio...(....)...da primavera, coincide com o primeiro dia da primavera, de acordo com o calendário gregoriano. Este facto marca o fim do inverno no hemisfério norte. Inversamente, no hemisfério sul, corresponde ao início do outono".
(Referência da citação da pesquisa: sortiraparis.com)

Uma outra maneira de explicar o equinócio da primavera:
"Entende-se por equinócio da primavera o momento em que o Sol cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste). Esse evento marca o início da primavera. 
Quando ocorre em março, ele recebe o nome de equinócio da primavera no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, o equinócio da primavera tem lugar em setembro". (in: calendarr.com)

sexta-feira, 14 de março de 2025

Dia Mundial Do Sono


Associação Portuguesa do Sono - Dormir muito ou dormir bem?
in apsono.com


É de importância vital termos o nosso sono "em dia".

Lendo a opinião dos peritos, encontramos inúmeras razões para que assim seja, pois a nossa saúde e bem-estar são uma prioridade para "estarmos em forma", isto é, sermos saudáveis!

Pesquisando, encontrei em cidadania.dge.mec.pt informação muito útil
a todos nós.

Vamos então ficar mais informados, tentando seguir os conselhos dos especialistas neste tema:

Comemora-se, no dia 14 de março, o Dia Mundial do Sono.
 Desenvolvido pela World Sleep Society (Associação Mundial de Medicina do Sono), o Dia Mundial do Sono é assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera.

Este ano o tema é: Fazer da Saúde do Sono uma Prioridade! 

A comemoração deste dia tem como objetivo sensibilizar o público para a importância do sono na saúde humana. De acordo com a World Sleep Society, o Dia Mundial do Sono é uma oportunidade de promover a saúde do sono junto de milhares de outros profissionais e defensores da saúde do sono. Promove-se o bem-estar e a Saúde entre as crianças, jovens e toda a comunidade educativa. 

Devemos promover a saúde do sono e o DiaMundial Do Sono juntos

Priorize a saúde do sono!

Para mais informações consulte aqui

quinta-feira, 13 de março de 2025

Manuel Alegre - um momento de poesia: "Velho"

Camões Berlim – Manuel Alegre
imagem obtida in camoesberlim.de

A poesia soa sempre bem ao ouvido quando a lemos, pois é um texto com rimas, estrofes, versos...

Enche-nos a alma e reconforta-nos o espírito.

E quando se trata de ler a poesia de Manuel Alegre, sentimos um conforto redobrado.

VELHO

Todo o homem tem um navio no coração
todo o homem tem um navio
tem um país a descobrir em cada mão
tem um rio no sangue tem um rio
todo o homem tem um navio no coração.

Todo o homem tem um onde e tem um quando
um tempo de partir um tempo de voltar
sete palmos na terra mil caminhos no mar.
Todo o homem se perde.
Todo o homem se encontra.
E tem um tempo em que se mostra.
E tem um tempo em que se esconde.
Todo o homem tem um por e tem um contra.
Todo o homem se perde.
Todo o homem se encontra:
todo o homem tem um quando e tem um onde.

– Manuel Alegre – 
30 anos de poesia. 
Lisboa: Dom Quixote, 1995.



sexta-feira, 7 de março de 2025

Origem do nome do mês de março

Primeiro dia do mês 💖BEM - VINDO MARÇO - YouTube
imagem in YouTube


A sua origem : 

  • vem do latim "mensis martius" .

A partir de "martius" vamos chegar à palavra março (há muitos casos do latim em que a sua letra "t" vem dar a "c" ou "ç" ) .

Em relação à história deste mês: o ano começou em março durante alguns séculos:

  •  por ser um mês já primaveril; dá-se o reinício de um clima menos agreste em que as flores aproveitam para desabrochar e há um reinício de uma vida que esteve um pouco "apática" depois do tempo frio.
  • assim que o calendário gregoriano se espalhou pela Europa, o início do ano estabeleceu-se a 1 de janeiro.

quinta-feira, 6 de março de 2025

Aprender a escrever melhor...

O que é um Blog e como funciona? Veja a importância de ter um no site
imagem obtida in:criarsite.online


Aprendemos na escola que para escrever melhor, é aconselhável praticarmos a escrita e ler muito, sempre que o possamos fazer.

Nem que sejam uns simples apontamentos como "o que fiz durante o dia de hoje?", uma simples "lista de compras", escrever uma "carta ou um postal" para enviar a amigos ou familiares, contribuem para ficarmos a saber mais...

Enfim, para mim,  no fundo não é muito diferente de escrevermos no nosso "diário". Neste, costumamos ser mais elaborados na escrita, descrevendo vivências, sentimentos, emoções, acompanhados de muitos detalhes bem pormenorizados, o que faz com que seja ao mesmo tempo, um verdadeiro "desabafo".

E não gostamos nada que outros se ponham a "bisbilhotar" o que nos vai na alma e no coração! É muito pessoal e, por isso, gostamos que seja o mais realista possível, consoante o que vivenciámos.

É esse diário que gostamos de manter fechado com um pequeno "cadeado" e bem escondido, pois de um modo geral, trata-se de algo muito "íntimo" e que é só nosso!

Nos dias de hoje, na minha opinião, criar um blogue ajuda a prática da escrita, a aprendizagem, a investigação e o sentimento de partilha das nossas leituras, em vários domínios, sugerindo muitas vezes atitudes ou iniciativas de ordem prática.

Também podemos partilhar temas tão variados como todo o tipo de música, culinária, jardinagem, educação, medicina, saúde e bem-estar, entre muitos e muitos outros!

Os comentários que os seguidores enviam, de preferência de modo construtivo, moderado, e não ofensivos, servem sempre de reflexão para quem publica os seus posts no blog pessoal!

Pelo seu lado, o blogger sente que tem de pesquisar cada vez mais para os seus seguidores, não só pela sua valorização pessoal e que para quem o lê sinta prazer e receba essa partilha com agrado, porque aprendeu ou ficou a ter conhecimento de algo importante. Há texto, imagens e também hiperligações.

Criei o meu blog pessoal há 15 anos porque sentia tudo o que atrás referi como também para me sentir ativa, ocupada e continuar a aprender, pois nunca se sabe tudo e, segundo o ditado bem conhecido: "é aprender até morrer"!

Então, vamos lá escrever e partilhar o que é importante nas nossas vidas!

quarta-feira, 5 de março de 2025

Les Indes Galantes - de Rameau (obras compostas entre 1706 e 1730)


Depois de ter testemunhado uma exibição de danças indígenas do Louisiana, apresentadas em Paris pelos chefes Metchigaema, em 1723, o compositor francês Jean-Philippe Rameau inspirou-se naquilo a que assistiu para criar uma opéra-ballet intitulada Les Indes galantes. 

Obra-prima do Iluminismo, Les Indes galantes parte do desejo de encontro com culturas distantes (turca, inca, persa ou nativa americana), a partir de um fascinado olhar europeu. 

Redescoberta no século XX, a ópera foi já dirigida pelo maestro Leonardo García Alarcón, que agora a apresenta em versão de concerto. 

Pesquisei em: gulbenkian.pt

terça-feira, 4 de março de 2025

"Dia da Obesidade" - uma reflexão para o dia de hoje


Mulher gorda e homem gordo ilustração do vetor. Ilustração de pares -  56929895
imagem in: pt.dreamstime.com

Assinala-se hoje a 04 de maço, o Dia da Obesidade o que nos obriga a refletir essencialmente no estilo de vida que levamos, e na alimentação que praticamos no nosso quotidiano.

É bom fazermos esta reflexão, mas melhor ainda que não seja só hoje, mas a cada dia que passa, sempre que possível! 

Afinal de contas, trata-se da nossa saúde bem-estar!

Deveremos fazê-lo com consciência e não tentar encontrar motivos que nos desculpem pelas "asneiras" que cometemos... E essas, são só de vez em quando?...ou sempre? É difícil para todos nós resistirmos aos bons pratos e sobremesas!

Bem, claro que cada um sabe de si e, por isso, "ausculta" a sua consciência e atua neste plano como melhor entende! Assume a sua própria responsabilidade perante o estilo de vida que escolhe...

Este dia foi criado pela Federação Mundial da Obesidade. 

Segundo o que pesquisei in "https://eurocid.mne.gov.pt  e que partilho neste espaço:

"... (...)...O propósito deste dia é consciencializar a sociedade sobre esta doença, enquanto se promove a mobilização para a elaboração de políticas que a combatamEm 2025 o tema escolhido é «Sistemas em mudança, vidas mais saudáveis». Pretende-se com este tema apelar a uma mudança de foco. É altura de transformar os sistemas que moldam a saúde. Durante demasiado tempo, o mundo colocou a culpa da obesidade nos indivíduos - mas a verdade é que os sistemas deficientes estão a contribuir para o aumento das taxas de obesidade em todo o mundo: 
  • Serviços de saúde que não dão prioridade aos cuidados com a obesidade;
  • Regimes alimentares que fazem das opções pouco saudáveis o padrão;
  • Ambientes de trabalho e de vida que limitam o acesso a opções mais saudáveis e;
  • Os media que alimentam o estigma em vez do apoio.
A obesidade é uma doença complexa e crónica e uma das principais causas de outras doenças como a diabetes, as doenças cardíacas e o cancro. Combater a obesidade significa ter em conta o conjunto dos problemas e garantir soluções reais que resultem para todos."
Fonte: World Obesity Federation
Links relacionados :

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Papa Francisco - notícias do Vaticano sobre o seu estado de saúde

Francisco
imagem in www.vatican.va

Os católicos e os crentes de todo o mundo estão preocupados com a saúde do seu  querido Papa Francisco!

Não só a sua conduta, que tem sido desde o início das suas funções tem sido excecional para com os fiéis de todo o mundo, como as visitas que faz a países em que a sua palavra carece de ser escutada, acresce que o seu pensamento e reflexões de grande profundidade, mostram uma grande preocupação em relação aos que são mais carenciados - em suma, aos que sofrem!


A Euronews dá a seguinte notícia, hoje:

Papa Francisco "descansou bem durante a noite" afirma o Vaticano

O sumo pontífice de 88 anos continua em estado crítico depois de ter passado 11 dias no hospital com uma pneumonia bilateral. Vaticano confirmou que o Papa continua com "terapia habitual" e que "consegue levantar-se".

O Papa Francisco "descansou bem, durante toda a noite", informou o Vaticano na manhã desta terça-feira. A Santa Sé reforçou numa comunicação mais tarde que o Papa “acordou esta manhã, continuando a terapia habitual destes dias" e que as "condições são as mesmas de ontem à noite”, acrescentaram fontes do Vaticano. 

Nas últimas informações foi adiantado ainda que o Papa Francisco "consegue levantar-se" e que este dormiu esta noite “sem interrupções e não teve mais nenhuma crise respiratória”.

O Papa, de 88 anos, sofre de uma pneumonia bilateral e continua em estado crítico, apesar de mostrar sinais de ligeira melhoria após ter passado 11 dias no hospital.

Os médicos disseram na segunda-feira que o sumo pontífice tinha registado "ligeira melhoria", retomando o trabalho a partir da sua cama de hospital. O Papa telefonou para uma paróquia na cidade de Gaza com a qual tem estado em contacto desde o início da guerra Israel-Hamas.

O estado do Papa ainda é considerado crítico mas este não terá sofrido mais nenhuma crise respiratória desde sábado. No boletim clínico de domingo à noite foi mencionada a existência de uma insuficiência renal, em estado inicial, que, segundo os médidos, estava controlada. 

Na tarde de segunda-feira, o boletim clínico apontava para uma ligeira melhoria do estado do sumo pontífice da Igreja Católica mas os médicos sublinhavam a necessidade de prudência, dada a complexidade do quadro clínico. 

Espera-se que surjam mais atualizações sobre o seu estado de saúde do Papa durante a tarde desta terça-feira. 

Fiéis rezam pela saúde de Francisco

Na Praça de S. Pedro, encharcada pela chuva, cerca de 4.000 pessoas reuniram-se na segunda-feira à noite para a primeira recitação noturna do Rosário. Os visitantes disseram que estavam a rezar pela boa saúde do Papa assim como em agradecimento pelos seus 12 anos de mandato.

Enquanto o Cardeal Pietro Parolin, o número 2 do Vaticano, conduzia as orações durante 45 minutos numa noite fria e chuvosa, os fiéis dedilhavam contas de rosário enquanto esperavam pela recuperação de Francisco. 

O Vaticano emitiu uma dose de otimismo ao início da noite, apresentando um boletim de saúde mais otimista do que nos últimos dias.

Ainda assim, o ambiente era quase sempre sombrio na praça monumental, com muitos dos presentes a perceberem que poderão estar em Roma nos últimos dias de Francisco. 

A multidão sentava-se debaixo de guarda-chuvas em cadeiras dobráveis ou ficava junto às vastas colunatas enquanto refletia com carinho sobre o legado do sumo pontífice.

Leitura em: pt.euronews.com    25.02.2025

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Canidelo - conhecer esta freguesia de V. N. de Gaia

Freguesia de Canidelo - Vila Nova de Gaia
https://www.heraldry-wiki.com/arms/

Canidelo é uma localidade portuguesa sede da Freguesia de Canidelo do Município de Vila Nova de Gaiafreguesia com 8,931 km² de área e 28 054 habitantes (censo de 2021), tendo, por isso, uma densidade populacional de 3 141,2 hab./km².

Geografia

Confronta a nascente com as freguesias de Santa Marinha, e Afurada, a norte com o rio Douro, a poente com o oceano Atlântico, e a sul com a freguesia da Madalena.

A freguesia engloba os lugares de Agro de Cima, Agro de Baixo, Alumiara, Alvites, Arca de Noé, Arcas, Barbeitos, Barreiro, Barrete, Barroco, Belavista, Belmonte, Boavista, Boque, Bouças, Bustes, Cabedelo, Campo Novo, Canastreiros, Cancelinhas, Caneiro, Canide, Capela, Casal, Catrina, Cavada, Cedros, Cerro, Chãos Vermelhos, Chieiras, Chouselas, Corgo, Cova da Bela, Cova da Loba, Cova da Raposa, Cova da Silva, Crasto, Eiras, Entre-Muros, Espinheiro, Fojo, Fontão, Fonte, Fonte da Rama, Fonte Lodosa, Funcheiros, Galés, Gândra, Granadeiro, Igreja, Jordão, Lavadores, Linho, Marinha, Meiral, Mirante, Moinhos, Monte, Monte da Luz, Outeiro, Paço, Paniceiro, Passadouro, Passal, Pedra Alta, Pedra do Couto, Pedra Escura, Pedra Torta Pedras Amarelas, Pedreiras, Pena, Pereira, Picão, Pinhal das Chãs, Pinheiral, Pinheiro, Quatro Caminhos, Ribeira da Costa, Ribeira do Talho, Ribeirinho, Rio dos Agriões, Rio dos Lagos, Rodelo, S.Paio, Saibreira, Salgueiros, Senra, Sobreiro, Sub-Ribas, Telhal, Vale do Mendo, Vale Verde, Vales, Verdinho, Viso e Zamboeiras.

Eventos

Canidelo recebe o festival Marés Vivas desde a sua 6ª edição em 2008. 
...(...)... na 8ª edição (2010) mais de 65000 pessoas estiveram em Canidelo e na sua 9ª edição (2011) recebeu cerca de 75000 pessoas.

...(...)...

Património

Igreja Paroquial de Santo André de Canidelo
Capela de Santo António
Capela de São Paio
Capela de Nossa Senhora do Amparo
Capela da Seca de Lavadores 
A Senhora da Guia
Santuário da Rua do Meiral
A Senhora dos Caminhos
Palacete de São Paio, ou Casa Santa Isabel

Ensino

Ensino Secundário
Escola Secundária de Inês de Castro
Ensino Básico 3º Ciclo
Escola Secundária de Inês de Castro
Escola EB 2,3 de Canidelo(D.Pedro I)
Ensino Básico 2º Ciclo
Escola EB 2/3 de Canidelo(D.Pedro I)
Ensino Básico 1º Ciclo
Escola EB 1 / JI Meiral
Escola EB 1 / JI Viso
Escola EB 1 / JI S. Paio
Escola EB 1 / JI Chouselas
Escola EB1 Lavadores
Jardim de Infância
Escola EB 1 / JI Meiral
Escola EB 1 / JI Viso
Escola EB 1 / JI S. Paio
Escola EB 1 / JI Chouselas
JI Canidelo

Associativismo

Associação Recreativa de Canidelo
Associação Recreativa Canidelense
Associação Recreativa e Cultural da Alumiara
Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1162 Santo André de Canidelo
Associação de Karaté do Porto
Centro Cultural e Desportivo Arca de Noé
Associação Social e Desenvolvimento Comunitário de Lavadores

Parques de Campismo

Parque de Campismo de Salgueiros
Parque de Campismo Marisol
Parque de Campismo Madalena ORBITUR

Praias

Lavadores
Pedras Amarelas
Estrela do Mar
Salgueiros
Sereia da Costa Verde

REFERÊNCIA: in pt.wikipedia.org

(youTube)

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Cidades: os seus nomes levam artigo?


Marco Neves | FCH-Católica
in: https://fch.lisboa.ucp.pt/

Segundo a minha pesquisa, o autor da obra que serve de referência a esta pergunta, e que citarei no final desta minha exposição sobre o tema, é de opinião que: 

  • por exemplo, quando nos referimos ao Porto, usamos o artigo definido o; e isso é visível em expressões como O Porto é uma grande cidade, Falamos do Porto, Vamos ao Porto
  • o mesmo se passa com outras cidades: a Guarda, a Figueira da Foz, as Caldas da Rainha, o Barreiro
  • mas é de notar que a maior parte das cidades não leva o artigo atrás, tais como Faro, Leiria, Lisboa... mas se me referir a certas especificidades de algumas cidades, já poderemos dizer "a Lisboa da minha infância", o Faro que eu conheci..."
O autor refere também que não há nenhuma regra pré-definida para as cidades levarem ou não o artigo atrás. Há uma certa tendência para que os nomes com uma ligação clara a um nome comum, tenham o artigo: é o caso do Porto, da Figueira da Foz, da Guarda e mais uns quantos. Mas há tantas excepções...Ponte de Lima tem uma ponte lá no nome e não leva artigo (é apenas um de muitos exemplos)...
(...)...é apenas uma das muitas arbitrariedades da nossa língua...(...)...(...)... A Gramática tem muito de arbitrário...(...) Todas as línguas são assim - as arbitrariedades é que são diferentes de idioma para idioma.

REFERÊNCIA: in O Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves


sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

PORTO - a origem do nome desta cidade é "PORTUS CALE"

Portus Cale – Wikipédia, a enciclopédia livre
imagem in: pt.wikipedia.org

Baseando-me na leitura e estudo do Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves, (Guerra & Paz, Livros CMtv 2020), a  origem do nome da cidade do Porto terá sido a designação latina PORTUS CALE.

Foi esta que deu  o nome ao nosso país, e ainda à cidade, pois se observarmos bem, Porto descende da primeira parte do nome latino, portus, com o significado de "porto".

No entanto, ao aprofundarmos a verdadeira origem da cidade do PORTO, é interessante verificar que o nome PORTUS (porto) pode ser oriunda da palavra 'pertus' - palavra proto-indo-europeia - "reconstruída através do processo comparativo entre várias línguas. Este 'pertus' - uma palavra que terá sido usada há uns bons 5000 anos - significaria 'passagem' e deu origem ao 'portus' latino, ao 'fjord' norueguês e ao 'Firth' do inglês ...(...)...", segundo o autor da obra.

Concluo, achando que o estudo da origem das palavras e o da linguística, é sempre fascinante!

Portus Cale » Filigrana - Interior Design
imagem in : filigrana.com.pt