![]() |
in: https://fch.lisboa.ucp.pt/ |
Segundo a minha pesquisa, o autor da obra que serve de referência a esta pergunta, e que citarei no final desta minha exposição sobre o tema, é de opinião que:
- por exemplo, quando nos referimos ao Porto, usamos o artigo definido o; e isso é visível em expressões como O Porto é uma grande cidade, Falamos do Porto, Vamos ao Porto
- o mesmo se passa com outras cidades: a Guarda, a Figueira da Foz, as Caldas da Rainha, o Barreiro
- mas é de notar que a maior parte das cidades não leva o artigo atrás, tais como Faro, Leiria, Lisboa... mas se me referir a certas especificidades de algumas cidades, já poderemos dizer "a Lisboa da minha infância", o Faro que eu conheci..."
O autor refere também que não há nenhuma regra pré-definida para as cidades levarem ou não o artigo atrás. Há uma certa tendência para que os nomes com uma ligação clara a um nome comum, tenham o artigo: é o caso do Porto, da Figueira da Foz, da Guarda e mais uns quantos. Mas há tantas excepções...Ponte de Lima tem uma ponte lá no nome e não leva artigo (é apenas um de muitos exemplos)...
(...)...é apenas uma das muitas arbitrariedades da nossa língua...(...)...(...)... A Gramática tem muito de arbitrário...(...) Todas as línguas são assim - as arbitrariedades é que são diferentes de idioma para idioma.
REFERÊNCIA: in O Almanaque da Língua Portuguesa, de Marco Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário