sábado, 20 de outubro de 2012

Dia Mundial das Missões



Domingo, dia 21 de outubro, é o Dia Mundial das Missões.

Viver com Fé e em União, deve ser o nosso lema, para podermos servir os que de nós precisam.

Quem é cristão, deve sentir vontade de se comprometer com o trabalho missionário, deve ser solidário para com os outros.

O Papa Bento XVI na sua Mensagem dirigida ao Dia Mundial das Missões, convida-nos a estar mais atentos às necessidades de quem está só neste mundo, entregue à sua sorte.

A fé é um dom que Deus nos concede para ser partilhado. Se soubermos darmo-nos aos outros, colheremos frutos.

Devemos transformar a nossa fé em caridade para que nos sintamos cada vez melhor com nós próprios e para que distribuamos ainda mais amor  pelo próximo.

«...(...) quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos». Ev. seg. São Marcos, 10, 35-45

Por que é que este artigo nos é tão familiar?

Este Artigo foi publicado há 141 anos!... em 17 de Dezembro de 1870 !!

Para ampliar, clicar sobre o texto.

 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Morreu hoje Manuel António Pina, jornalista e escritor português



Acabei de ouvir na Antena 1 a notícia da morte desse grande escritor de literatura infanto-juvenil, Manuel António Pina. O poeta, escritor e cronista morreu esta tarde no Hospital de Santo António, no Porto.

Aqui lhe presto a minha homenagem como professora, pois foram muitas as leituras de obras suas que transmiti aos meus alunos, e com as quais tão agradados ficavam!

Recebeu o Prémio Camões 2011, considerado o maior prémio literário de língua portuguesa. As suas crónicas escritas no JN não deixam ninguém indiferente! Confira:
"Em Livro

Crónicas de Manuel António Pina
por Lusa 07 junho 2010

Por outras palavras & mais crónicas de jornal é o novo título do poeta, escritor e jornalista Manuel António Pina, uma antologia das crónicas publicadas em diversos jornais e revistas.
O livro, organizado por António Sousa Dias, a quem Manuel António Pina concedeu "absoluta liberdade de escolha", apresentado este fim-de-semana, inclui 244 textos, seleccionados entre as cerca de duas mil crónicas que publicou nos últimos anos na Visão, Jornal de Notícias, Notícias Magazine e Tempos Livres (revista do Inatel).

Manuel António Pina explica que não foi sua a ideia de publicar esta antologia e sente até algum "desconforto" pela publicação em livro de crónicas que "estão muito presas ao momento em que foram escritas". "Tal como o jornal, que no dia seguinte só serve para embrulhar peixe, as crónicas também têm uma relação com o tempo. Estão ancoradas na realidade", afirmou. Foi por ter consciência desse desfasamento temporal que chamou à sua primeira colectânea de crónicas O Anacronista. Apesar de tudo, diz: "Revejo-me completamente no conjunto. Sinto lá a minha voz."

"Manuel António Pina
Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu a advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor. A sua colaboração nos "media" também se distribui pela rádio e pela televisão.Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade, exige do leitor um profundo sentido crítico e descodificador."Brincando" com as palavras e os conceitos, num verdadeiro trocadilho, Manuel António Pina faz da sua obra um permanente "jogo de imaginação", tal labirinto que obriga a um verdadeiro trabalho de desconstrução para se encontrar a saída.

Afirmou-se como uma das mais originais vozes poéticas na expressão pós-pessoana da fragmentação do eu, manifestando, sobretudo a partir de Nenhum Sítio, sob a influência de T. S. Elliot, Milton ou Jorge Luis Borges, uma tendência para a exploração das possibilidades filosóficas do poema, transportando a palavra poética "quer para a investigação do processo de conhecimento quer para a investigação do processo de existência literária" (cf. MARTINS, Manuel Frias - Sombras e Transparências da Literatura, Lisboa, INCM, 1983, p. 72).

Transmissora de valores, muita da sua obra infantil e juvenil é selecionada para fazer parte dos manuais escolares, sendo também integrada em antologias portuguesas e espanholas.

Os seus textos dramáticos são frequentemente representados por grupos e companhias de teatro de todo o país e a sua ficção tem constituído o suporte de alguns programas de entretenimento televisivo, de que é exemplo a série infantil de doze episódios Histórias com Pés e Cabeça, 1979/80.

Como escritor, é autor de vários títulos de poesia, novelas, textos dramáticos e ensaios, entre os quais: em poesia - Nenhum Sítio (1984), O Caminho de Casa (1988), Um Sítio Onde pousar a Cabeça (1991), Algo Parecido Com Isto da Mesma Substância (1992); Farewell Happy Fields (1993), Cuidados Intensivos (1994), Nenhuma Palavra e Nenhuma Lembrança (1999), Le Noir (2000), Os Livros (2003); em novela - O Escuro (1997); em texto dramático - História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas (1984), A Guerra Do Tabuleiro de Xadrez (1985); no ensaio - Anikki - Bóbó (1997); na crónica - O Anacronista (1994); e, finalmente, na literatura infantil - O País das Pessoas de Pernas para o Ar (1973), Gigões e Amantes (1978), O Têpluquê (1976), O Pássaro da Cabeça (1983), Os Dois Ladrões (1986), Os Piratas (1986), O Inventão (1987), O Tesouro (1993), O Meu Rio é de Ouro (1995), Uma Viagem Fantástica (1996), Morket (1999), Histórias que me contaste tu (1999), O Livro de Desmatemática e A Noite, obra posta em palco pela Companhia de Teatro Pé de Vento, com encenação de João Luís.

A sua obra tem merecido, frequentemente, destaque, tendo sido já homenageado com diversos prémios, como, por exemplo, o Prémio Literário da Casa da Imprensa, em 1978, por Aquele Que Quer Morrer; o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens e a Menção do Júri do Prémio Europeu Pier Paolo Vergerio da Universidade de Pádua, em 1988, por O Inventão; o Prémio do Centro Português de Teatro para a Infância e Juventude, em 1988, pelo conjunto da obra; o Prémio Nacional de Crónica Press Clube/Clube de Jornalistas, em 1993, pelas suas crónicas; o Prémio da Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários, em 2001, por Atropelamento e Fuga; e o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava e o Grande Prémio de Poesia da APE/CTT, ambos pela obra Os Livros, recebidos em 2005."

Ano da Fé





"Sinopse

Em 11 de outubro de 2012, terá início um Ano da Fé, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, a 24 de novembro de 2013. Na referida data de 11 de outubro de 2012, terão sido completados também vinte anos da publicação do “Catecismo da Igreja Católica”, texto promulgado pelo predecessor de Bento XVI, o bem-aventurado papa João Paulo II, com o objetivo de instruir e mostrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. Esta obra, verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II, foi desejada pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 como instrumento a serviço da catequese e foi realizada com a colaboração de todo o episcopado da Igreja católica."

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reflexão do dia

"Não adiar nada, é o melhor segredo de quem conhece o valor do tempo. Quando deixamos alguma coisa para amanhã, não pensamos que cada dia e cada hora traz uma nova tarefa."

Edward Laboulaye

imagem conseguida em: http://ninda.fashionblog.com.br/390599/O-tempo-de-Deus-e-nao-o-meu/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Ministro das Finanças Vítor Gaspar quis demitir-se, mas Passos Coelho "não deixou"...


                            

O jornal i escreveu na quarta-feira passada que o ministro das Finanças, que tem sido muito contestado nos últimos tempos, dentro e fora do Governo, terá posto o seu lugar à disposição, antes de apresentar o Orçamento para 2013, mas Passos Coelho, que considera Vítor Gaspar o seu braço-direito,  não permitiu que tal acontecesse.
Vendo-se criticado dentro do próprio Governo, pelo CDS-PP e até por alguns colegas seus, Vítor Gaspar decidiu falar pessoalmente com Passos Coelho, transmitindo-lhe a sua disponibilidade para abandonar o cargo, acrescenta o i. "Mas o chefe de Governo disse “não” e segurou o ministro que, nos últimos meses, tem sido mais do que o seu braço-direito. Terá sido esta confiança transmitida por Passos Coelho que permitiu a Vítor Gaspar responder sem hesitação aos jornalistas, durante a apresentação do Orçamento do Estado, quando questionado sobre se se considerava “remodelável”."

Vítor Gaspar acentuou que ficaria no lugar enquanto fosse útil e que não estava a fazer mais "do que a retribuir a Portugal o “enorme investimento” que o País colocou na sua educação. Mais, sublinhou Vítor Gaspar, “a composição do Governo está à disposição do primeiro-ministro”".

Ainda consultando o jornal i , este também refere que "Vítor Gaspar tem sido o principal foco de tensão entre os dois partidos da coligação governativa, por isso foram já várias as vozes que se referiram a ele como remodelável. Mas Passos parece ter uma opinião diferente. Estes cenários de ameaças de demissão não são uma novidade num Governo que cada dia parece mais frágil. Há cerca de um mês, foi o próprio primeiro-ministro que ponderou a saída depois de o ministro dos Negócios Estrageiros e líder do CDS, Paulo Portas, ter revelado ser contra as alterações na Taxa Social Única (TSU). Na altura, fontes próximas de Passos Coelho, esclareceram que o primeiro-ministro só não abandonou o cargo devido à situação de urgência que se vive em Portugal."

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação



Pesquisa:

O Dia mundial da Alimentaçao


O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome.

Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente.

Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uma campanha publicitária da Alliance Française


imagem:

Há dias tive de me deslocar a Lisboa. Chamaram-me a atenção alguns anúncios nas ruas e nas estações de metro, com o formato de um postal cujo título, muito apelativo, dizia: "Je t'aime
  •  un peu
  • beaucoup
  • à la folie"...













Pressenti logo pelas cores que só podia ser francês... O "postal", em "bleu, blanc, rouge", continha um pequeno texto com a frase "je t'aime em azul, um coração desenhado a branco e outro maior a circundá-lo, em cor vermelho forte, sobre um fundo vermelho"... É impossível ficar indiferente ao texto, às très cores da bandeira francesa e ainda àquela mensagem transmitida de uma forma tão carinhosa...

Ao aproximar-me, li que eram  da parte do INSTITUT FRANÇAIS (PORTUGAL) e da ALLIANCE FRANÇAISE, tendo como partenaires a APPF e a APEF. Parabéns!

Trata-se de uma campanha publicitária muito bem conseguida, pois é uma iniciativa em prol da língua francesa, que merece toda a nossa atenção e apoio. É uma língua de origem românica, tal como o português, o latim, o italiano, o romeno, o provençal... 

A Alliance Française e o Institut Français merecem "les meilleures félicitations" por desenvolverem uma campanha que pretende reavivar o estudo da língua francesa, que tão maltratada e tão esquecida tem sido em Portugal. Sim, no ensino básico e secundário, tem sido relegada ou banida e substituída em favor do espanhol.

O nosso Ministério da Educação devia rever bem os currículos escolares e voltar a incluir o estudo do francês no seio dos nossos jovens alunos. Há quantas gerações era obrigatório o estudo do francês no liceu? Há várias... Se todos o estudámos, porquê privar agora os nossos jovens portugueses do seu estudo, do conhecimento da sua cultura e civilização? Não há explicação possível para tal atitude...  

Como é possível ser esquecida uma língua tão maravilhosa e tão romântica, como é o francês? Não nos esqueçamos disto: mais de 220 milhões de pessoas falam francês no mundo... Estima-se que cerca de 900 milhões compartilham a língua francesa em 75 lugares diferentes do planeta...!!! Que grandiosidade!

Vamos todos, então, aprender ou aperfeiçoar o nosso francês!

                            


domingo, 14 de outubro de 2012

Para hoje, uma Reflexão: Evangelho segundo S. Marcos

imagem conseguida em:

Sabe bem, de vez em quando, parar para refletir.

Só o faço quando tenho a certeza de que estou completamente disponível para receber a mensagem...com tempo, com calma, completamente recetiva...

Vamos fazê-lo hoje em conjunto?

Mc 10, 17-27

Naquele tempo, ia Jesus pôr-se a caminho, quando um homem se aproximou correndo, ajoelhou diante d'Ele e perguntou-Lhe: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas Bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: 'Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe'». O homem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-Me». Ouvindo estas palavras, anuviouse-lhe o semblante e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhandoà sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível».