terça-feira, 13 de julho de 2010

Cimetière du Père-Lachaise, à Paris



Um dos Monumentos em Paris que merece grande destaque é o Cemitério du Père-Lachaise, o maior da capital, situado no Boulevard de Ménilmontant 8 et 16 Rue du Repos.

Este nome foi-lhe atribuído por Père-Lachaise, o confessor de Louis XIV. Foi inaugurado em 1804: nesta altura as autoridades tiveram a preocupação, por uma questão de salubridade, de ali depositarem os restos humanos -  os túmulos eram levados do centro para os arredores da cidade.

De estilo neoclássico, o projecto foi da autoria do arquitecto Alexandre Théodore Brongniart, no início do século XIX.




O Cemitério tem hoje uma extensão de 43 hectares. Possui mais de 70 000 jazigos e os seus emaranhados caminhos são povoados por umas 6 000 árvores; há monumentos de vários estilos, que deixam os visitantes extasiados. 



                         




















Tornou-se mundialmente conhecido. É que, para além do seu estilo, nele estão sepultados nomes famosos de pessoas como Chopin, Sarah Bernhardt, La Fontaine, Molière, Marcel Proust, Édith Piaf,  Maria Callas, Oscar Wilde ...




Um dos túmulos que tem sempre inúmeros visitantes é o de Jim Morrison. Foi   vocalista do grupo The Doors e faleceu em Paris, a 3 de Julho de 1971, tendo  ficado ali sepultado.

Actualmente, o Cemitério apresenta-se com o estilo de um parque, de atmosfera muito calma. Sendo os cemitérios lugares de memórias, há "relações", se assim se pode dizer, que se estabelecem entre vivos e mortos, fazendo com que que se encete uma viagem a um mundo estranho.




No Père Lachaise, pelas várias pesquisas que efectuei, são quase sempre nele referidas a arte e a natureza, de tal  modo unidas, que criam, para além de uma harmonia ambiental, uma serenidade e um convite ao refúgio, à meditação, ao universo onírico... A arte que emana nesse ambiente e as recordações vividas, servem de consolação aos visitantes...

Poder-se-á dizer "que é o último lugar mais romântico de Paris".

(http://www.pere-lachaise.com/ - Visita Virtual aconselhada)





Sem comentários: