sábado, 15 de maio de 2010

O Convento de Mafra


O Real Convento de Mafra é um dos mais sumptuosos monumentos portugueses.

D. João V casou com D. Maria Ana de Áustria, mas ao fim de três anos ainda não havia descendência, pelo que, aquele decidiu prometer mandar construir um convento, na Vila de Mafra, se Deus lhe concedesse filhos.

A verdade é que, semanas depois, a Rainha conseguiu engravidar e meses depois nasceu uma menina (D. Maria Bárbara) a 4 de Dezembro de 1711, que viria a ser Rainha de Espanha.

O Rei cumpriu o seu voto e a 17 de Novembro de 1717 foi lançada a primeira pedra, dando-se assim, início à construção de tão magnífico monumento. A 22 de Outubro de 1730, quando o rei fez 41 anos, a basílica foi oficializada como templo sagrado.

É considerado o monumento mais importante do barroco português.



"O Palácio-Convento possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, constituída por cerca de 40 000 livros, e numerosas obras artísticas encomendadas pelo monarca no país, em França, Flandres (de onde procedem os dois carrilhões de 92 sinos) e Itália. Durante o reinado de D. José criou-se a Escola de Escultura de Mafra, dirigida pelo italiano Alessandro Giusti, e por onde passou Machado de Castro.  No reinado de D. João VI, o Palácio foi habitado durante todo o ano de 1807. A maior parte do tempo, todavia, o Palácio-Convento foi visitado apenas esporadicamente e o mesmo se passou depois de regressada a corte a Portugal. Daqui partiu para o exílio o último rei português, D. Manuel II, a 5 de Outubro de 1910, depois de proclamada a República." http://www.malhatlantica.pt/convento_mafra/origem.htm

Contam-se muitas lendas acerca do Palácio de Mafra, de entre elas e uma das mais curiosas é a existência de ratos gigantes que comem pessoas...!!! O local já foi explorado... e de ratos...nem rasto...!!!

Uma curiosidade: um elevador, que ficou conhecido como A Caranguejola, mandado construir por D. Maria Pia, e que é considerado o primeiro que foi construído em Portugal, levava 10 pessoas e ia até ao 3º piso.

Hoje e amanhã o Convento vai estar em festa: os seis órgãos da Basílica tocarão em conjunto, hoje, sábado, e amanhã, domingo; há 203 anos que estavam "em silêncio". Foram restaurados nos últimos onze anos sob a direcção do mestre organeiro Dinarte Machado. Os trabalhos de restauro foram financiados por um banco que neles investiu mais de um milhão de euros.


"Concebidos e construídos para serem tocados em conjunto, os seis órgãos têm um total de 12 mil tubos e o nome de cada um deles está associado à capela onde se encontra instalado: Evangelho, Epístola, Sacramento, S. Pedro de Alcântara, Conceição e St.ª Bárbara. O primeiro concerto realiza-se hoje, sábado 15 de Maio, às 21h00. O segundo será amanhã, domingo 16 de Maio, às 18h00. Os bilhetes para o concerto, que é gratuito, podem ser levantados na bilheteira do Palácio Nacional de Mafra até uma hora antes de cada concerto (Tel. do palácio: 261 817 550)". (http://aeiou.expresso.pt/orgaos-de-mafra-tocam-pela-primeira-vez-em-200-anos=f582591 )



Pesquisas efectuadas em:










1 comentário:

Rafael Matos disse...

Faltou comentar sobre a construção desse palácio-convento que foi construído com o dinheiro do ouro brasileiro na época da exploração da colônia.