No 2º dia da Visita Papal, por volta das 10h00, Bento XVI teve encontro com nomes destacados da cultura portuguesa ("A Cultura é fonte inspiradora do sentido da vida", Bento XVI) e líderes de outras religiões, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Após a cerimónia, o Papa dirigiu-se para a Nunciatura Apostólica, onde às 12h00, recebeu o primeiro-ministro, José Sócrates, que se fez acompanhar de Miguel Amado e Pedro Silva Pereira. O encontro durou cerca de meia hora.
Por volta das 16h10, já no aeroporto de Figo Maduro, as pessoas, agitando lenços, despediram-se do Sumo Pontífice. O helicóptero onde Bento XVI já se encontrava, acompanhado de D. José Policarpo, Cardeal de Lisboa, levantou voo pelas 16h39, em direcção a Fátima, não sem antes sobrevoar o Cristo- Rei, onde imensa gente ali se encontrava a acenar, despedindo-se do sucessor de Pedro.
Hoje e amanhã terão lugar as comemorações das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, como tradicionalmente se festeja anualmente, a 12 e 13 de Maio.
Já em Fátima, mais de 100 mil pessoas aguardavam a Comitiva Papal. Bento XVI recebeu as boas-vindas do Bispo de Fátima-Leiria, D. António Marto.
O Sumo Pontifíce chegou à Capelinha das Aparições, por volta das 17h30,
ajoelhando-se perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que na sua coroa tem depositada a bala que atingiu o antecessor deste, João Paulo II, na Praça de São Pedro, a 13 de Maio de 1981.
Bento XVI partiu depois para a Igreja da Santíssima Trindade, onde teve lugar a Oração das Vésperas (contando com mais de 5 000 sacerdotes e ainda um número considerável de seminaristas e diáconos). Bento XVI falou aos fiéis que ansiavam vê-lo, no Santuário de Fátima, tendo-lhes dirigido uma mensagem. O Papa assumiu que "era um peregrino de Fátima", recordando também as visitas do seu antecessor, João Paulo II.
Esta visita do Santo Padre a Fátima comemora o décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco. A Virgem Maria apareceu a estes dois pastorinhos e também à prima destes, Lúcia, em Fátima.
Pela segunda vez, o Santuário de Fátima recebeu um presente muito especial do Vaticano - a Rosa de Ouro - presente oferecido a "lugares especiais" e que o Santo Padre entregou directamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário