domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia Mundial do Voluntariado


No Jornal Público de hoje, 5 de Dezembro 2010, em que se assinala o Dia Mundial do Voluntariado, pode ler-se que mais de 15 mil portugueses estão na disposição de prestar trabalho voluntário.

O jornal refere que nos últimos quatro anos, mais de 15 mil pessoas fizeram a sua inscrição na bolsa do voluntariado; esta bolsa é uma plataforma on-line e   permite “aproximar quem quer dar de quem precisa de receber”.

Também é de salientar que neste Dia Internacional do Voluntariado, para além de ter sido lançado um novo site da bolsa,  esta ferramenta foi ligada à rede social Facebook.

Segundo Enric Vives Rubio, a presidente da instituição que teve o mérito de lançar a iniciativa, ENTRAJUDA, declarou que a referida bolsa permite que as pessoas escolham onde e o que pretendem desenvolver como forma de  voluntariado. 

“A bolsa tinha de ser modernizada e ligada com novas plataformas, como as redes sociais, abrangendo camadas mais jovens”, justificou Isabel Jonet, presidente da Entrajuda e do Banco Alimentar contra a Fome.


A referida bolsa conta com o apoio da Portugal Telecom e da Caixa Geral de Depósitos, tendo apoiado mais de 800 instituições sociais que necessitam de serviço de voluntariado.

Na realidade, o nosso país, atravessa momentos muito difíceis e necessita do trabalho de voluntários e de grandes ajudas a todos os níveis; e um belo exemplo foi o dos os presidentes da PT e da CGD se terem inscrito na bolsa de voluntariado. É sempre possível participar em ações de mérito, apoiando quem precisa. Basta querer!

Parabéns a quem tem um coração sensível, disponibilizando-se quando sente  o sofrimento dos outros. Muitas vezes, as grandes dificuldades não estão tão claramente diante dos nossos olhos, estão envergonhadas, ocultas; é preciso estar-se atento e procurá-las...depois, AGIR é a palavra de ordem...!

Não posso deixar de citar Saint-Exupéry: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos."

Um bem haja a todos os voluntários!


Sem comentários: