quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Morreu Belmiro de Azevedo, o Senhor Sonae


in: expresso.sapo.pt

Presto aqui a minha homenagem ao Engenheiro Belmiro de Azevedo: foi um homem talentoso que se tornou um grande empreendedor português!

Enquanto estudante de Engenharia entrou para a Efanor (Empresa Fabril do Norte), situada na Senhora da Hora, no Porto. Em 1964 licenciou-se em Engenharia Química.

Mais tarde, passou para a Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados), passando a controlá-la a partir de 1974 e depois de muitos conflitos com a família de Afonso Pinto de Magalhães, fundador da referida empresa..

Liderando a Sonae desde 1974, desenvolveu-a de forma a diversificar-se em várias áreas (hipermercados, comunicações/telecomunicações...), tornando-se uma empresa muito ativa. 

Em 1975 especializou-se em Gestão de Empresas na Universidade de Harvard, nos EUA. Era imparável, e por isso, não se ficou por aqui: dez anos depois, obtém o Diploma no Financial Management Program na Universidade de Stanford.

Belmiro tornou-se accionista maioritário do grupo a partir de 1985.

Em 1991, criou a Fundação Belmiro de Azevedo desenvolvendo a política de mecenato da Sonae (Solidariedade, Artes, Cultura, Educação...). Em 2008 a Fundação abriu o Colégio Efanor em Matosinhos, precisamente nas velhas instalações onde Belmiro de Azevedo iniciara a sua carreira.

Em janeiro de 2006 foi agraciado com a grande-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. 

Sem comentários: