"É a maior operação de segurança alguma vez realizada em Portugal. Por causa da cimeira da NATO em Lisboa, desde a meia-noite de terça-feira e até sábado, para entrar no país todos os cidadãos devem apresentar os documentos. Até agora, foram feitas, pelo menos, sete detenções.
A GNR mobilizou, também, meios para patrulhar a costa. O espaço aéreo está condicionado, há milhares de agentes de segurança no terreno, câmaras de vídeovigilância nas ruas e estradas cortadas.
Na próxima sexta e sábado, o Parque das Nações, em Lisboa, vai receber cerca de 60 chefes de Estado e de governo.
Copyright © 2010 euronews"
...(...)...(...)...
"Segundo dia da cimeira da NATO, em Lisboa, “a capital da política mundial” por algumas horas. Na agenda de hoje, o processo de transição no Afeganistão e a cooperação com a Rússia.
A NATO deve aprovar o plano para a retirada das tropas do Afeganistão a partir do próximo ano e até 2014. A nova fase do conflito, que já dura há nove anos, passa pela transferência de poder para as forças afegãs.
O dia é também marcado pelas esperadas parcerias entre a NATO e a Rússia, vinte anos depois do fim da Guerra Fria e dois anos após o abalo nas relações provocado pela entrada das tropas russas na Geórgia. Em cima da mesa, vai estar a possível cooperação no sistema de defesa antimíssil e no Afeganistão.
Esta sexta-feira, o secretário-geral da Aliança, Anders Fogh Rasmussen, falou em “momento histórico” com a adopção de um novo “conceito estratégico” mais adaptado às novas ameaças do século XXI.
Copyright © 2010 euronews"
Sem comentários:
Enviar um comentário